O Flatpak não estará mais disponível nas versões do Ubuntu

Ubuntu 23.04 vai lançar kernel baseado no Linux 6.2
Ubuntu 23.04 vai lançar kernel baseado no Linux 6.2

Os desenvolvedores do Ubuntu acabam de decidir por parar de enviar Flatpak, aplicativos Flatpak pré-instalados e quaisquer plug-ins necessários para instalar aplicativos Flatpak por meio de uma ferramenta de software GUI no pacote padrão de todas as versões oficiais do Ubuntu. A decisão será executada a partir do próximo Ubuntu 23.04.

A experiência do Ubuntu será mantida com os softwares deb e snap. Segundo os desenvolvedores, a decisão de excluir o Flatpak irá “melhorar a experiência Ubuntu pronta para uso” para novos usuários, tornando mais claro o que é uma “experiência Ubuntu”.

Ubuntu sem Flatpak em todas as versões oficiais

De acordo com o raciocínio dos desenvolvedores, alguém usando uma versão que oferece Flatpak pode presumir que a tecnologia recebe o mesmo nível de suporte, correções de bugs e atenção de desenvolvimento que os aplicativos repo e snap recebem da comunidade de desenvolvedores do Ubuntu ou da própria Canonical. E isso não acontece.

o-flatpak-nao-estara-mais-disponivel-nas-versoes-do-ubuntu

Os líderes do Flavour aparentemente concordam e todos concordaram em espelhar o Ubuntu regular, não oferecendo recursos do Flatpak em sua instalação padrão para versões futuras. Lembre-se de que “não instalado por padrão” não é o mesmo que “não está disponível para instalação”.

Flatpak disponível em repositórios

O Flatpak continua disponível nos repositórios do Ubuntu, e os usuários das versões do Ubuntu são livres para instalar o Flatpak em seu sistema, manualmente, como é de costume, sempre que quiserem. Além disso, o Flatpak não será desinstalado ou removido quando o usuário fizer a atualização para o Ubuntu 23.04 de uma versão em que o Flatpak já esteja presente, por exemplo.

Os sabores (versões) usam regularmente coisas que o Ubuntu não usa, coisas que você poderia argumentar são mais intrínsecas a uma “experiência do Ubuntu”, como instaladores, gerenciadores de login, temas de ícones etc. Não é como se o Flatpak fosse uma biblioteca obscura e um histórico de commits pouco frequente. O Flatpak é robusto, desenvolvido ativamente e bem mantido.

Apesar de aplicativos snap serem ativamente atualizados e mantidos na experiência de uso do Ubuntu, o Flatpak tem papel importante e é utilizado por muitos usuários do Ubuntu. Não sabemos se essa decisão do dos desenvolvedores será bem aceita pelos usuários. Banir o Flatpak do Ubuntu, parece uma decisão um pouco arbitrária, sobretudo porque trata-se da “manutenção” de uma experiência em que os usuários sequer reclamaram.

O Ubuntu está traçando uma linha ideológica em uma coisa que, aparentemente, ninguém solicitou.