Hoje em dia o lançamento de novas peças para computadores se tornou mais ágil e com mais opções. Com isso, é possível ficar com a impressão que seu PC já está desatualizado ou não tem as soluções que você precisa. Há dois grandes motivos para fazer um upgrade em seu PC: você não consegue realizar as tarefas que deseja de forma satisfatória; ou você quer ir além do que já consegue e alcançar uma performance melhor do que a que já tem. Para ajudar quem está em dúvida se deve atualizar seu PC ou até mesmo comprar um novo, a AMD separou algumas dicas.
Travamento, lentidão e outros sinais
Lentidão na execução de tarefas, travamento, desligamento repentino e superaquecimento são grandes avisos de que um upgrade é necessário.
Esses problemas acontecem por um mesmo motivo: as tarefas que o computador está tentando executar são muito pesadas para o conjunto de componentes da máquina. A explicação é simples: todas as tarefas que um computador realiza são compostas por uma infinidade de cálculos e comandos lidos e executados no processador do PC – o cérebro do computador – com o auxílio de outras partes importantes, como uma placa gráfica, memória RAM e memória de armazenamento.
Um jogo com gráficos de última geração requer uma capacidade de processamento muito maior que um jogo mais antigo. Assim como qualquer programa recente requer mais processamento do que qualquer programa de 5 anos atrás. Um Processador como o AMD Ryzen 7 1700X, lançado em 2017, é muito potente para jogos de sua época, mas não é o ideal para os jogos lançados em pleno 2022. Nesse caso, um Ryzen 7900x, lançado neste ano, seria a melhor pedida. O mesmo ocorre com a placa de vídeo: gerações Radeon anteriores, ainda que topo de linha não terão o mesmo desempenho em jogos atuais de uma AMD Radeon RX 6950XT, por exemplo.
Se um jogo requer mais capacidade de processamento do que o computador é capaz de entregar, ou ele irá travar, deixando o gameplay impossível, ou você será obrigado a deixar o jogo nas configurações mínimas, não aproveitando os gráficos e jogabilidade da geração atual.
Evite gargalos e peças incompatíveis
Na hora de atualizar ou montar um PC, é necessário pensar no conjunto da obra antes de começar as compras. Em primeiro lugar porque existe a possibilidade de uma peça limitar a performance de outra peça – o chamado gargalo. Isso acontece principalmente quando processadores não permitem que placas de vídeo usem toda a sua capacidade. É por isso que, muitas vezes, não vale a pena simplesmente adquirir uma placa gráfica de última geração se seu processador estiver muito desatualizado.
Em segundo lugar, é preciso checar se todas as peças que você pensou em comprar são compatíveis entre si. Para comprar todo o seu setup sem medo de cometer erros, é preciso checar se a placa mãe que você possui tem as entradas corretas para as peças que você deseja – ou então, já tendo adquirido seu processador, comprar uma placa mãe com o soquete equivalente. Essa informação sempre está disponível na descrição de peças de PC. Se você deseja montar um PC com um processador AMD Ryzen 9 7950X, vai precisar de uma placa mãe com a entrada AM5, por exemplo. Esse cuidado com o tipo de conexão também é necessário para placas de vídeo e fontes de alimentação de energia.
Se prepare para o futuro
É também uma boa ideia preparar seu computador para o futuro. Um setup capaz de rodar jogos e softwares de hoje pode não ser capaz de rodar os lançamentos dos próximos anos. É por isso que, se possível, vale a pena montar um PC mais potente do que o mínimo que você precisa hoje.
De fato, é impossível prever como serão os jogos, programas e hardware do futuro. Mas sabemos com certeza que a tecnologia não para de avançar e que a necessidade de processamento só tende a aumentar. Um setup “dos sonhos”, com um processador AMD Ryzen 9 7950X, lançado em outubro, e uma placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XTX, que será lançada em dezembro, por exemplo, é tão potente que é capaz de aguentar muitos anos de alta performance sem mostrar nenhum indício de lentidão.
Uma Black Friday bem aproveitada pode render muitos anos de jogatina sem preocupação alguma. É por isso que da mesma forma que novos consoles de vídeo game são constantemente lançados, PCs também precisam se preparar para aproveitar as novas gerações de jogos e softwares com gráficos cada vez mais incríveis.