Aprenda a programar brincando com 7 jogos

aprenda-a-programar-brincando-com-7-jogos

A codificação é toda sobre o uso das ferramentas disponíveis para você resolver problemas. Isso também acontece de ser a ideia básica por trás da maioria dos videogames, então os dois combinam bastante naturalmente. Além disso, aprender a programar brincando com jogos é melhor que ler documentação [rs].

Esses jogos de codificação abrangem muitas linguagens, faixas etárias e níveis de habilidade.

Portanto, seja você um iniciante completo ou procurando algo no próximo nível, há um jogo para ajudá-lo a aprender a programar brincando com jogos. Além disso, também temos uma lista com as melhores ferramentas para crianças aprender programação.

1. Code Combat

Code Combat é uma lição de codificação envolvida em um RPG medieval sendo projetada para você se familiarizar com conceitos de programação como variáveis, métodos, objetos e muito mais.

Ele consegue manter o básico razoavelmente interessante, mas a jogabilidade não é muito para escrever: você não pode pular níveis, e há uma divisão entre as habilidades que você aprende aqui e as aplicações do mundo real.

Se você quer uma introdução amigável ao código que pareça menos trabalho do que um curso de nível iniciante, o Code Combat é ótimo.

Se você já tem alguma experiência em programação, no entanto, os níveis iniciais para chegar a novos conceitos podem entediá-lo.

É provavelmente melhor entrar na mentalidade de “pensar como um programador” do que aprender habilidades de desenvolvimento do mundo real.

Como aprender a programar brincando com 7 jogos

Ideal para: Iniciantes, crianças
Linguagens: Python, JavaScript, HTML, CSS

2. Ruby Warrior

Ruby provavelmente não é a linguagem mais relevante para aprender, mas este jogo de codificação pode valer a pena!

Ruby Warrior é um side-scroller 2D que permite controlar seu personagem usando Ruby e a lógica geral de programação.

Ele o joga diretamente, permitindo que você aprenda à medida que avança, e faz um excelente trabalho de ser informativo, simples e divertido.

Quer você precise ou não aprender Ruby, o jogo é atraente e bastante desafiador.

Ideal para: iniciantes / intermediários avançados
Linguagem: Ruby on Rails

3. CodinGame

CodinGame é essencialmente um repositório de quebra-cabeças com foco em algoritmos e solução de problemas usando código.

O aspecto divertido está definitivamente lá (mais em alguns quebra-cabeças do que outros, reconhecidamente), mas seu cérebro pode começar a superaquecer enquanto você trabalha o seu caminho através de alguns desses desafios.

Eles podem ser muito rigorosos e exigem um pouco de pensamento complexo e experiência em programação para passar.

O material cobre uma ampla gama de linguagens de programação e dificuldades, mas o CodinGame provavelmente não é um bom lugar para começar como iniciante.

Até mesmo as tarefas fáceis assumem alguma familiaridade com o código e o pensamento algorítmico.

Como aprender a programar brincando com 7 jogos

Ideal para: codificadores intermediários a avançados
Linguagens: C, C#, C++, Java, JavaScript, Python3, Bash, C, Go, Ruby, Rust, Swift, PHP e muito mais.

4. CodeGym

O CodeGym é mais um curso do que um jogo, mas há um elemento de história bastante sério incluído.

Seu objetivo é levar você de perto de zero a um desenvolvedor Java júnior usando desafios e projetos baseados em histórias que você pode fazer no IDE do IntelliJ (Integrated Development Environment), que é uma ótima introdução às ferramentas de codificação que você usará mais tarde.

Você terá que pagar por algumas partes do curso, mas o conteúdo gratuito dá a você uma boa noção de se o curso vai ou não caber em sua jornada em Java.

Ideal para: Iniciantes
Linguagem: Java

5. CheckiO

A parte “jogo” disso é na verdade uma camada bem fina em cima de uma série de desafios e documentação de codificação, e você pode se perguntar: “Quando o jogo começa?”, por um tempo, depois de começar a brincar com CheckiO.

Dito isso, os desafios de codificação certamente poderiam ser úteis para qualquer pessoa com algum conhecimento prévio de codificação, e todo o hopping entre diferentes temas de ilhas de codificação traz um pouco de cor à experiência.

Como aprender a programar brincando com 7 jogos

Ideal para: aprender Python ou JavaScript
Linguagens: Python, JavaScript

6. Elevator Saga

Se você já conhece uma quantidade decente de JavaScript e está procurando por alguns problemas interessantes para resolver para manter suas habilidades afiadas, o Elevator Saga pode ser divertido.

Contudo, a ideia é bem simples: você tem que dar regras de um elevador para viajar em andares diferentes, pegar pessoas e largá-las.

É complicado, porém, você pode acabar desistindo e voltando algumas vezes.

Ideal para: praticar JavaScript
Linguagem: JavaScript

7. Untrusted

Embora seja escrito para JavaScript ES5, o Untrusted ainda se mantém como uma maneira muito legal de usar bem suas habilidades intermediárias ou avançadas de JavaScript.

No entanto, é uma aventura de texto em que o enredo gira em torno de você precisando se desvencilhar de uma situação complicada, alterando o código que seus captores estão usando contra você.

É um dispositivo divertido que faz o código parecer uma parte natural da história. Não é para iniciantes e não vai te ensinar o JavaScript mais atualizado, mas é um desafio divertido.

Como aprender a programar brincando com 7 jogos

Ideal para: praticar JavaScript
Linguagem: JavaScript

Outros

Alguns sites não fizeram a lista acima porque eles não eram muito parecidos com jogos, não ensinam código, custam dinheiro, concentram-se em jovens alunos ou são direcionados especificamente para codificadores bastante avançados, mas eles merecem uma menção aqui mesmo assim:

Tudo o que esses jogos de codificação podem fazer é ajudá-lo a praticar, no entanto. Em última análise, ser um programador é sair e construir suas próprias coisas.

Enfim, aprender a programar brincando com jogos CodinGame ou Codewars pode ajudá-lo a manter suas habilidades aprimoradas e em crescimento, mas depois de aprender a sintaxe básica, construir projetos cada vez maiores é a melhor maneira de continuar aprendendo.

Via: MakeTechEasier