Auto Apt resolve dendências, e tudo o que diz respeito a instalação dos pacotes. Além disso, ele também faz atualizações, e resolve qualquer problema de falta de dependências. Afinal, quem não acha um saco ter que reiniciar todo um processo porque alguma dependência não foi instalada ou está com algum problema? Pensando nisso, eis uma solução o Auto-apt.
Como o nome já diz ele vai automatizar o processo de instalação destas dependências. Mas, ao contrário de outros gerenciadores, você pode usar o Auto Apt na instalação, atualização e checagem de pacotes, pois ele reconhece o código e busca dependências automaticamente. Vale lembrar que o tutorial abaixo os comandos estão com sudo, caso você esteja usando o Debian, você pode habilitar o sudo no Debian ou executar os comandos abaixo usando ROOT.
Como instalar o auto-apt no Ubuntu, Debian, Linux Mint e como usá-lo!
Inicialmente, vamos instalar o auto-apt com o seguinte comando:
wget https://mirrors.edge.kernel.org/ubuntu/pool/universe/a/auto-apt/auto-apt_0.3.24_amd64.deb
sudo dpkg -i auto-apt_0.3.24_amd64.deb
sudo apt install -f
Após instalado, precisaremos atualizar o banco de dados do auto-apt. Lembrando que é sempre bom realizar essa tarefa para que seu banco de dados fique sempre redondo.
sudo auto-apt update-local
sudo auto-apt update
sudo auto-apt updatedb
Com o banco de dados atualizado, temos apenas que utilizá-lo.
Sua sintaxe do comando auto-apt é a seguinte:
sudo auto-apt run [comando]
sudo auto-apt run ./configure
sudo auto-apt run make
Ao encontrar a dependência, o gerenciador perguntará se você deseja instalá-la. Caso queira permitir que o auto-apt sempre instale sem perguntar antes, utilize a opção -y, como mostrado abaixo:
sudo auto-apt -y run ./configure
Para mais informações, veja o manual:
man auto-apt