Git é um aplicativo feito para programadores que ajuda bastante na criação de uma aplicação. Além disso, pode também ser utilizado em várias outras coisas, como até em arquivos binários. Então, nesta série de artigos, veremos como usar o Git. Nesta primeira parte, estaremos começando a utilizar o Git com programação.
Vamos iniciar um repositório git na nossa máquina com este primeiro contato e tentar trabalhar dentro dele. Nos próximos artigos vou tentar tratar de partes mais específicas do Git.
Usuário e e-mail
Adicionando nosso nome e e-mail para o git dizer quem está publicando as alterações.
$ git config user.email “rodrigo@sempreupdate.eu”
Arrumando a base
Bom, vamos começar! Mãos a obra.
Criando uma pasta que vamos utilizar nesse processo.
Para entrar no diretório do usuário.
Após, vamos criar as pastas para deixar mais organizado nosso projeto.
$ cd Dev/Kotlin/Hello
Trabalhando com git
Iniciando o git dentor do diretório.
Criando o arquivo README.md do repositório, arquivo que será visto quando entramos em sua pasta do git.
No git é necessário que você adicione os arquivos que ele vai ficar monitorando as mudanças.
Adicionando arquivo README.md ao git.
Vamos fazer o primeiro commit, que é a parte em que falamos oque mudamos nos arquivos adicionados ao git.
Vamos criar o arquivo Kotlin do programa Hello World!!
Vamos agora inserir as seguintes linhas no arquivo:
fun main(){
println(“Hello World!”)
}
Para sair digite ctrl+x e aperte a tecla S ou Y para salvar e sair.
Após, digite.
Deve obter uma resposta parecida com essa:
Untracked files:
hello_world.kt
nothing added to commit but untracked files present
Então adicione o arquivo do programa ao git.
Após faça o commit da adição do código fonte.
Agora vamos mudar o codigo fonte.
Adicione dentro dos parênteses para ficar igual ao exemplo a seguir.
fun main(args: Array){
Ao adicionar saia e salve com ctrl+x e aperte S ou Y para salvar.
Agora vamos ver as mudanças digitando.
Deve aparecer:
index 9de8da6..3bc0927 100644
— a/hello_world.kt
+++ b/hello_world.kt
@@ -1,3 +1,3 @@
-fun main(){
+fun main(args: Array){
println(“Hello World!”)
}
Isso quer dizer que foi retirada(–) a linha:
fun main(){
E foi inserida(+) a linha:
fun main(args: Array){
Adicionando arquivo ao commit para publicar as mudanças.
Fazendo o commit e indicando as mudanças.
Compilando e executando o programa
Agora vamos compilar o programa.
Vamos executar o programa.
Vendo os logs
Agora vamos ver oq foi modificado no diretório digitando.
Deve aparecer:
Untracked files:
HelloWorld.jar
nothing added to commit but untracked files present
Vendo os logs do git
$ git log
Deve aparecer:
Author: Rodrigo Leutz <rodrigo@sempreupdate.eu>
Date: Mon Sep 16 16:04:37 2019 -0300
Arrumando fun main
commit 0f7a4fbd35951bf97d2cb7ee7bc16e916dd628bb
Author: Rodrigo Leutz <rodrigo@sempreupdate.eu>
Date: Mon Sep 16 15:38:05 2019 -0300
Adicionado codigo fonte
commit a6112a1a16318da5f23b3b9bf7a93c366c57009c
Author: Rodrigo Leutz <rodrigo@sempreupdate.eu>
Date: Mon Sep 16 15:34:34 2019 -0300
Adicionado README.md
Para ver o log específico com suas mudanças você deve utilizar o número do commit seguido de -p:
Author: Rodrigo Leutz <rodrigo@sempreupdate.eu>
Date: Mon Sep 16 15:34:34 2019 -0300
Adicionado README.md
diff –git a/README.md b/README.md
new file mode 100644
index 0000000..800eea2
— /dev/null
+++ b/README.md
@@ -0,0 +1 @@
+“Programa Hello World em Kotlin”
Para ver os logs em uma aplicação gráfica e simples utilize.
Este foi o artigo inicial sobre git. Contudo, mais especificamente, Começando a utilizar o Git com programação. Então, nos próximos escreverei sobre branch e merge no Git.