Como adicionar ou remover a pasta Ubuntu Linux no painel de navegação do Explorador de arquivos no Windows 11

GameOver(lay): duas falhas severas do Linux afetam 40% dos usuários do Ubuntu
Novas atualizações de segurança do kernel do Ubuntu corrigem 5 falhas

Se por algum motivo você não quer mais a pasta do Ubuntu sendo exibida no Explorador de arquivos do Windows 11 este tutorial vai ajudar você. Porém, é importante esclarecer que esse recurso é relevante para quem tem dualboot, ou seja, Windows 11 e o Ubuntu Linux na mesma máquina. Saiba que é possível remover a pasta do Ubuntu do Windows caso você não precise mais dela.

A pasta do Ubuntu é criada automaticamente quando você utiliza o Windows Subsystem ou instala o próprio Ubuntu. Aprenda um pouco mais sobre os diretórios no Linux.

Instruções para adicionar ou remover a pasta Ubuntu Linux no painel de navegação do Explorador de arquivos no Windows 11

Agora vamos para as etapas a seguir. É muito simples de fazer e você fique atento para não pular nenhuma etapa.

Passo 1: Abra o Explorador de Arquivos do Windows 11 clicando no ícone da pasta na barra de tarefas ou pressionando a tecla Windows + E.

Passo 2: Clique na guia “Exibir” na faixa de opções na parte superior da janela.

Passo 3: No grupo “Layout”, clique no botão “Painel de navegação”.

Passo 4: No menu de opções do painel de navegação, marque ou desmarque a opção “Mostrar bibliotecas”. Se você deseja mostrar a pasta Ubuntu Linux, verifique se a opção está selecionada. Se você deseja ocultar a pasta Ubuntu Linux, verifique se a opção está desmarcada.

Passo 5: Feche o menu de opções do painel de navegação clicando no “X” no canto superior direito do menu ou clicando fora do menu.

Se você não conseguir encontrar a guia “Visualizar” ou o botão “Painel de navegação”, talvez seja necessário ativar algumas opções no Explorador de Arquivos. Para fazer isso, clique na guia “Arquivo” depois em opções e, em seguida, clique no botão “Opções” no grupo “Geral”. Na janela “Opções de pasta”, vá para a guia “Exibir” e, em “Configurações avançadas”, marque a caixa ao lado de “Mostrar a faixa de opções”. Clique em “OK” para salvar as alterações.

Qualquer dúvida entre em nosso grupo no Telegram em @sitesempreupdate, temos uma equipe de suporte por lá e também milhares de usuários que podem ajudar você!

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.