Categorias
Tutoriais

Como configurar a conexão Wifi no Linux

O usuários usuário Linux móvel muitas vezes tem dificuldades de configurar uma rede Wifi, sendo esta atividade uma das primeiras coisas a fazer é conectar esse dispositivo móvel a um ponto de acesso ao Wifi (rede sem fio). Por padrão, as ferramentas Wifi padrão para os desktops Linux são diretas e confiáveis.

É claro que presume que você esteja usando as áreas de trabalho padrão (GNOME ou KDE). Mas o que acontece quando você opta por um desktop diferente, aos padrões  não forem flexíveis o suficiente ou ricos em recursos o suficiente para suas necessidades. Nesses casos, é necessário dar uma olhada em um conjunto de ferramentas diferente para conectar você a um ponto de acesso sem fio.

Quais são as suas opções? Você pode optar por uma GUI ou comandar a linha de comando. Neste artigo oferecemos opções no Linux  para GUI e linha de comando com a ajuda do Wifi Radar e ifconfig.

Wifi no Linux e questões de hardware

Assumirei que você possui hardware sem fio que funciona no Linux. Se você se encontrou com uma placa sem fio que parece não funcionar, considere instalar o Ubuntu mais recente e ativar o driver proprietário do seu dispositivo. Na maioria das vezes, isso fará com que o seu wireless funcione muito mais rápido do que tentar seguir a rota do ndiswrapper.

Também assumirei que você tem o SSID e a chave de autenticação para sua conexão sem fio; caso contrário, você provavelmente não tentaria fazer essa conexão em primeiro lugar, certo?

Wifi Radar – Ambiente Gráfico

Para muitos, o Wifi Radar é um aplicativo Python / PyGTK2 que oferece um pouco mais de recursos e flexibilidade do que a ferramenta comum (ele até fala o status da sua conexão – ao conectar ou desconectar – para você saber, sem olhar, se estiver O Wifi Radar é fácil de instalar e usar em sua distribuição Linux.

WiFi Radar
WiFi Radar

Como o Wifi Radar é encontrado na maioria dos repositórios de distribuição padrão, a instalação é tão simples quanto instalar qualquer aplicativo Linux. Basta abrir a ferramenta Adicionar / remover software e instalar. Uma vez instalado o Wifi Radar, você pode encontrá-lo em Aplicativos> Internet . Quando você inicia o Wifi Radar, ele verifica automaticamente todas as redes sem fio e exibe os pontos de acesso disponíveis para você (consulte a Figura 1). Para conectar-se a uma rede, basta selecionar a rede e clicar em Conectar e você será solicitado a fornecer uma senha (se o ponto de acesso estiver configurado para exigir uma).

WiFi Radar
WiFi Radar

Você também pode se aprofundar nas preferências do WiFi Radar. Se você fizer isso, faça-o com cuidado. Muitas das configurações são comandos configurados para funcionar com o sistema de rede sem fio e muitos desses comandos são bastante complexos. Quais opções você pode mexer com segurança estão na guia Geral. Neste artigo, você pode configurar o Wifi Radar para detectar automaticamente o seu dispositivo sem fio (que não está definido por padrão).

Você notará que o WiFi Radar não possui um ícone na bandeja do sistema. Não se preocupe – ao fechar o aplicativo, você não será desconectado da sua rede.

Agora vamos dar uma olhada na configuração de uma conexão sem fio a partir da linha de comando.

Wifi – Linha de comando

Acredite ou não, isso não é tão desafiador quanto pode parecer. Vou demonstrar como isso é feito em uma máquina Ubuntu. Para outras distribuições, pode ser necessário alterar o local dos scripts ou o nome.

O que você precisará, para poder estabelecer essa conexão, é o seguinte:

  • ifconfig: habilite seu dispositivo sem fio.
  • iwlist: liste os pontos de acesso sem fio disponíveis.
  • iwconfig: configure sua conexão sem fio.
  • dhclient: obtenha seu endereço IP via dhcp.
  • wpa_supplicant: Para uso com autenticação WPA.

Certifique-se de ter todas as ferramentas acima no seu computador antes de continuar. Para testar essas ferramentas, é possível, de dentro da janela do terminal, emitir os comandos:

  • which ifconfig
  • which iwlist
  • which iwconfig
  • which dhclient
  • which wpa_supplicant

Você deve ver o caminho em que cada ferramenta está instalada. Se você receber um erro dizendo que um comando não está instalado, será necessário instalá-lo. Esse não deve ser o caso, pois essas são ferramentas padrão necessárias para a rede sem fio.

Vamos dar uma olhada em como isso é feito quando você está se conectando a uma rede sem fio baseada em autenticação não WPA.

Agora que você confirmou que eles estão instalados, comece com o comando:

Terminal
ifconfig wlan0 up

Onde wlan0está o nome do seu dispositivo sem fio (esse geralmente é o padrão). O comando acima trará o seu dispositivo sem fio para que esteja pronto para uso. A próxima fase é procurar pontos de acesso sem fio com o comando:

Terminal
iwlist wlan0 scan

Na saída da digitalização, você deve ver uma linha (ou linhas) como:

Terminal
ESSID: "NETWORK_NAME"

Onde NETWORK_NAME é o nome de uma rede sem fio disponível.

Agora que você tem o nome da sua rede (e sabe que está disponível), pode conectar-se a essa rede com o comando:

Terminal
iwconfig wlan0 essid NETWORK_NAME key WIRELESS_KEY

Onde NETWORK_NAMEé o nome da rede à qual você deseja se conectar e WIRELESS_KEYé a chave de segurança dessa rede. NOTA: O iwconfig comando assume como padrão os valores HEX para chaves sem fio. Se você precisar usar ascii, precisará acrescentar o prefixo “s” à sua chave da seguinte maneira:

Terminal
iwconfig wlan0 essid NETWORK_NAME key s:WIRELESS_KEY

Com sua conexão estabelecida, agora você precisa obter um endereço IP para sua máquina usando o comando dhclient como:

Terminal
dhclient wlan0

Simplificando a configuração do WiFi no Linux

Naturalmente, você não deseja emitir todos esses comandos para criar uma rede sem fio. Você pode facilitar muito a criação de um script para lidar com a tarefa. Um script possível pode ser assim:

#! /bin/bash

ifconfig wlan0

iwconfig wlan0 essid NETWORK_NAME key WIRELESS_KEY

dhclient wlan0

Onde NETWORK_NAMEe WIRELESS_KEYsão exclusivos da rede à qual você está se conectando. Salve esse arquivo com o nome wireless_upe conceda permissões de executável com o comando chmod u+x wireless_upe você estará pronto para usá-lo para ativar sua rede sem fio. Você pode até mover esse arquivo para, /usr/local/bin para que o comando seja global. Tudo o que você precisa fazer para ativar sua conexão sem fio é emitir o comando wireless_up e você está pronto para começar.

Configurando rede Wifi com WPA no Linux

Para redes baseadas em WPA, você precisará adotar uma abordagem diferente. Faça o seguinte:

1. Emita o comando wpa_passphrase SSID PASSWORD ” (Onde SSID é o seu ID de rede e PASSWORD é a sua senha sem fio). Isso irá gerar uma string psk que você usará no arquivo de configuração.

2. Edite o arquivo /etc/wpa_supplicant.conf para refletir:

Rede = {
Ssid = SSID
Psk = PSK
}

Onde SSID é o ID real da sua rede sem fio e PSK é a sequência gerada pelo comando wpa_passphrase.

3. Execute o daemon wpa_supplicant com o comando:

Terminal
wpa_supplicant -B -i INTERFACE -DWext -c /etc/wpa_supplicant.conf

Onde INTERFACE é o nome da sua interface sem fio.

4. Agora, verifique se você está associado à sua rede com o comando iwconfig INTERFACE (Onde INTERFACE é o nome da sua interface sem fio).

5. Obtenha um endereço IP com o comando: dhclient INTERFACE (Onde INTERFACE é o nome da sua interface sem fio).

Agora você deve estar na rede sem fio.

Você pode automatizar isso criando uma entrada em /etc/network/interfaces como esta:

Interface Wifi automática no Linux

Terminal
iface INTERFACE inet dhcp

Pré-up para WiFi

Terminal
wpa_supplicant -Bw -Dwext -i INTERFACE -c /etc/wpa_supplicant.conf
killall -q wpa_supplicant post-down

Onde INTERFACE é o nome da sua interface sem fio.

Conclusão sobre a configuração do Wifi no Linux pelo Terminal

Existem várias maneiras de conectar-se a uma rede Wifi no Linux. Enquanto seu hardware estiver funcionando, você não terá problemas para encontrar uma ferramenta que o ajude a se conectar.

Disponibilizamos alguns links abaixo poderão complementar o seu conhecimento.

Por Adriano Frare

Especialista em segurança. Certificado CISSP e Certicate Ethical Hacking. Gerente de projetos experiente com um histórico comprovado de trabalho no setor de administração governamental. Hábil em Planejamento Estratégico, ITIL, Project Management Office (PMO), Gerenciamento de Serviços de TI e Project Management Body of Knowledge (PMBOK), Certificado Digital (PKI), Segurança (CEH), CISSP, vendas usando métodos Soluction Selling (IBM).

Sair da versão mobile