Este guia vai ajudar você a corrigir erros automaticamente no seu HD no Linux. Se você resolveu instalar uma distribuição Linux em um HD que já tem algum tempo de uso, essa dica é especialmente para você. Todos sabemos que as distribuições Linux são muito rápidas e pensando nisso algumas pessoas resolvem instalar o Linux em hardware modesto e até um pouco antigo. No entanto, é possível e até recomendado, fazer uma pequena alteração para que o próprio Linux marque a trilha do HD defeituoso e impeça qualquer escrita.
Desta forma, quando o Linux identificar que o HD possui um trilha com defeito, o sistema vai tentar escrever em outro local no HD evitando assim erros futuros ou recorrentes. Além disso, com o ajuste, o sistema vai prevenir qualquer corrompimento de dados, mesmo diante de uma possível queda de energia. Temos um outro artigo onde explicamos a diferença entre SSD e SSD NVME.
Edite o arquivo abaixo com o comando:
Agora, para editar execute o comando abaixo, utilize o editor que preferir, aqui estou utilizando o nano.
sudo nano /etc/default/rcS
Em seguida localize a linha FSCKFIX que por padrão está como “no” e mude para “yes”. Pronto! Agora reinicie o sistema e o próprio Linux vai fazer uma verificação no seu HD sempre que for iniciado, além de não gravar dados em setores defeituosos, o Linux vai corrigir os erros automaticamente do seu HD.