É provável que em determinado momento, o usuário necessite de um servidor WEB no trabalho ou na instituição de ensino, em ambiente de teste ou no próprio compartilhamento de arquivos. Esta dica torna-se útil para aqueles que precisam disponibilizar arquivos de uma máquina de maneira rápida usando o protocolo HTTP. Para isso, iremos conhecer agora como criar um serviço simples usando o SimpleHTTPServer.
O que é o SimpleHTTPServer?
O SimpleHTTPServer é um módulo do Python, em outras palavras, um servidor simples que fornece manipuladores de requisição HEAD e GET. O único pré-requisito é ter o Python instalado e não é necessária uma configuração específica. Uma notória vantagem é a execução rápida, podendo tornar qualquer diretório do sistema em um servidor WEB.
Como posso usar o servidor SimpleHTTPServer?
A sintaxe é bastante objetiva, basta abrirmos o terminal e digitar:
python -m SimpleHTTPServer [porta]
A porta pode ser qualquer uma contanto que não esteja em uso. O convencional é usar a 8000 (padrão), 8080 ou 8888. Caso queira compartilhar apenas um diretório específico, acesse o caminho de preferência pelo terminal e execute o comando acima. Para testar e ter acesso aos arquivos, basta inserir no navegador de outra máquina, que esteja conectada a rede e informar o IP do computador, que iniciou o compartilhamento com a porta escolhida.
http://Endereço_IP:[porta]
A imagem abaixo ilustra um exemplo de uso e aplicação do módulo. Porém, o teste foi feito usando o navegador da mesma máquina servidora apenas com a finalidade de testar o comando.
Sobre este guia
Portanto, se você pretende subir um servidor WEB para qualquer finalidade, utilize o comando o SimpleHTTPServer é uma ótima opção. Embora exista uma infinidade de softwares e aplicações bem mais robustas, como Apache e Nginx, vale a pena guardar essa dica com carinho. Para saber mais sobre o módulo Python, clique aqui e leia a documentação oficial.