Como executar e instalar um arquivo .run ou .bin no Linux

como-executar-e-instalar-um-arquivo-run-ou-bin-no-linux

Se você esta chegando no mundo Linux, já deve ter visto arquivos com a extensão .run ou .bin, pois é, eles são executáveis. Para estes arquivos funcionarem, primeiro temos que dar permissões, e é apenas isso que precisa ser feito.

Perceba que os arquivos .run e .bin são fáceis de executar e instalar, mas difíceis de remover. Alguns arquivos .run e .bin requerem permissões de root para serem executados (use o comando sudo). A instalação incorreta pode prejudicar a estabilidade e a segurança do sistema, e nós recomendamos evitar o uso tanto do usuário ROOT quando de dar permissões ROOT a qualquer aplicativo, exceto quando realmente é necessário e você conhece o desenvolvedor.

Usando o GUI para executar e instalar arquivos .bin ou .run

Quando citamos o termo GUI isso quer dizer interface gráfica. Para executar estes arquivos neste modo, basta copiar o arquivo para o seu gerenciador de arquivos, dentro de qualquer pasta pessoal, que pode ser Documentos, Download, enfim, qualquer pasta, desde que seja dentro da home.

Vamos para uma demonstração. Primeiro, eu copiei o arquivo para a pasta Documentos.

como-executar-um-arquivo-run-ou-bin-no-linux-2018

Em seguida, eu cliquei em cima do arquivo com o botão direito do mouse. Note que neste exemplo, estou usando um arquivo .bin, mas funciona do mesmo modo para o .run. Em seguida, em cliquei em propriedades.

como-executar-um-arquivo-run-ou-bin-no-linux-2018-1

Depois, vai abrir um nova caixa de diálogo, e vamos selecionar o item permissões.

Como executar e instalar um arquivo .run ou .bin no Linux

Pronto! Agora perceba que lá em baixo dentre as opções, tem o item Executar e uma caixa de seleção ao lado com a opção “Permitir execução do arquivo como um programa”, marque esta opção para o nosso arquivo .run ou .bin.

Como executar e instalar um arquivo .run ou .bin no Linux

Feito isso, observe se no seu gerenciador possui botão aplicar, se houve, antes de sair clique em aplicar. No meu caso não tem essa opção, a alteração é feita no momento em que marco a caixa de seleção.

E por fim, agora é só dar dois cliques rápidos sobre o arquivo e pronto! Ele será executado. Se nada ocorrer, ele vai informar que é preciso selecionar um programa diferente, e neste caso, selecione o Terminal.

Usando o Terminal para executar e instalar arquivos .bin ou .run

Para mim é o modo mais simples. Primeiro abra o Terminal, você pode fazer isso manualmente ou se preferir através dos atalhos Ctrl + Alt + T e cole os seguintes comandos, substituindo o arquivos sempreupdate.run pelo o seu.

Neste primeiro momento, vamos tornar o arquivo .run ou .bin executável. Vamos utilizar o chmod para isso.

Terminal
chmod +x sempreupdate.run

Agora, ainda no Terminal, vamos executar o arquivo, execute a seguinte sintaxe de comando:

Terminal
./sempreupdate.run

Se por acaso, você receber a mensagem “permissão negada”, não se preocupe, certamente o arquivo .bin ou .run precisa de uma permissão especial, certamente por ser algum arquivo que vai alterar arquivos no diretório do sistema. Mas, reforço, só use o sudo ou root se você confiar no autor do arquivo.

Terminal
sudo ./sempreupdate.run

Pronto! Agora você tem duas opções para executar e instalar um arquivo .run ou .bin no Linux. Espero ter ajudado!

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.