AMP é um editor de texto completo e potente para você usar via terminal Linux. A ideia é ter um editor rápido, completo e que não exija tantas configurações ou ajustes, realmente quem puder testar o editor de texto AMP vai ter um experiência muito boa no Linux. Se você usa o VIM atualmente, saiba que o AMP segue os mesmos padrões, para cada situação uma tecla e cada tecla uma função, e não é só isso, também é possível adicionar funcionalidades extras, o que deixa o editor AMP ainda mais completo e flexível.
O que você pode esperar do editor de texto AMP?
Primeiro é importante dizer que o AMP é destinado para desenvolvedores ou usuários intermediários, em especial o público que atualmente usa o VIM. Entre os recursos disponíveis a o destaque para sintaxe, um localizador de arquivos, integração básica do Git estão disponíveis sem precisar de configuração adicional ou dependências externas, como por exemplo, plugins, ctags, binários de indexação externos … etc.). Então, estas são as ferramentas padrão, vamos falar sobre seus recursos que são considerados interessantes e produtivos.
- A primeira coisa que precisamos saber é que o Amp não exige qualquer configuração inicial.
- As preferências do usuário estão em um único YAML (YAML é uma linguagem de serialização de dados legível por humanos. É comumente usada para arquivos de configuração, mas pode ser usado em muitas aplicações onde os dados estão sendo armazenados ou transmitidos ).
- Há também um comando embutido para editar facilmente este arquivo sem ter que deixar o aplicativo.
- Suporta UTF-8 (e por proxy, ASCII)
Recursos do AMP que estão sendo desenvolvidos
O suporte a outros tipos de codificação não deve chegar em breve. Os terminais de linha do Windows (CRLF) também ainda não são suportados, mas esperamos que o AMP os adicione nos próximos dias.
Ao contrário do Vim, o Amp não fornece painéis divididos. Recomenda-se usar o tmux, que fornece esse e muitos outros recursos para o shell, ou editor de texto e quaisquer outros aplicativos usados no terminal. Mas esperamos que o Amp inclua todos os recursos o quanto antes.
Instalação do AMP
Para instalar o AMP você deve executar os comandos abaixo de acordo com a sua distribuição. Nesta você verá instruções para instalar o AMP no Arch Linux e o Ubuntu, mas o nome dos pacotes devem funcionar em qualquer distribuição.
Para instalar o editor de textos AMP no Arch Linux execute o comando abaixo que inicialmente via instalar o git:
pacman -S git
Para instalar o editor de textos AMP no Ubuntu execute o comando abaixo que inicialmente via instalar o git:
sudo apt-get install git
Agora, ainda seguindo a mesma lógica, execute o próximo comando que tanto funcionará no Arch Linux, quanto no Ubuntu! Certifique-se de baixar o AMP na área de trabalho porque facilita a instalação.
git clone https://aur.archlinux.org/amp.git
Agora, vamos usar o comando cd para entrar na pasta aonde o AMP foi baixado, no meu caso foi na home mesmo:
cd /home/seusuario/amp/
Agora, vamos para os próximos comandos, execute todos os comandos abaixo:
makepkg
ou você também pode executar o comando abaixo, que também instalar ao mesmo tempo as dependências:
makepkg --syncdeps
Essas dependências devem estar disponíveis nos repositórios configurados. Alternativamente, pode-se instalar dependências manualmente antes da compilação para executar a sintaxe de comando pacman -S –asdeps dep1 dep2. Uma vez que todas as dependências estão satisfeitas e o pacote é compilado com sucesso, um arquivo será criado no diretório que entramos com o cd incialmente. Para instalar use a sintaxe :nomedopacote-versaodopacote.pkg.tar.xz-i–installpacman -U nomedopacote-versaopacote.pkg.tar.xz
Então, depois de criar o pacote, temos que instalá-lo em nosso sistema. Instale o pacote com o seguinte comando:
makepkg --install
Para limpar arquivos e pastas, como arquivos extraídos para o $srcdir, adicione a opção -c/ –clean. Isso é útil para múltiplas compilações do mesmo pacote ou atualizar a versão do pacote, enquanto usa a mesma pasta de compilação. Isso evita que os arquivos obsoletos e remanescentes sejam transferidos para as novas compilações:
makepkg - clean
Para mais detalhes sobre o makepkg, você pode pesquisar na web.
No Ubuntu 16.04
Para o Ubuntu você precisa instalar o libssl-dev, para isso execute os comandos abaixo:
sudo apt-get install libssl-dev
Agora instale Cargo. Para instalar o cargo, você deve digitar o seguinte comando:
sudo apt-get install cargo
Depois de instalar o cargo, você precisa instalar o AMP digitando:
cargo install --git https://github.com/jmacdonald/amp/
Agora ele irá instalar o AMP para o Ubuntu, para obter mais detalhes sobre o AMP faça uma pesquisa no git-hub .