O Bashtop é um monitor de recursos que mostra o uso e estatísticas para processador, memória, discos, rede e processos. Uma ferramenta para te ajudar a entender porque sua máquina anda tão lenta, mas, em alguns momentos está tão mais ágil. Saiba como instalar o Bashtop no Linux.
Monitor de recursos que mostra o uso e estatísticas, estremamente fácil de usar, com um sistema de menu inspirado em jogos. Além disso, conta com uma interface de usuário rápida e “quase sempre” responsiva com as teclas UP e DOWN para selecionar o processo. Incrível, não é mesmo?!
Além dessas funções, a ferramenta ainda conta com uma função para mostrar estatísticas detalhadas para o processo selecionado. Tem capacidade de filtrar processos e possibilita uma troca fácil entre as opções de classificação.
Com o Bashtop, você envia SIGTERM, SIGKILL, SIGINT para o processo selecionado. Além, é claro, de contar com menu da IU para alterar todas as opções do arquivo de configuração. Gráfico de escala automática para uso da rede e lembrete de atualização via mensagem no menu. Ele ainda mostra as velocidades atuais de leitura e gravação para discos e osvários métodos de coleta de dados que podem ser alternados se executados no Linux.
Depois de instalado, execute os seguintes comandos para que o snap funcione como pretendido:
sudo snap connect bashtop:mount-observe
sudo snap connect bashtop:network-control
sudo snap connect bashtop:hardware-observe
sudo snap connect bashtop:system-observe
sudo snap connect bashtop:process-control
Faça alterações na configuração e adicione temas:
~/snap/bashtop/current/.config/bashtop
Para executar, basta digitar: bashtop
Instalando o Bashtop no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Bashtop no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Bashtop no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Bashtop no Fedora e derivados!
Para instalar o Bashtop no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Bashtop no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Bashtop no Fedora ou derivados:
Instalando o Bashtop no Debian e derivados!
Para instalar o Bashtop no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Bashtop no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Bashtop no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Bashtop no Linux!