O BPFtrace é uma linguagem de rastreamento de alto nível para o Filtro de Pacotes Berkeley aprimorado do Linux, disponível nos kernels recentes do Linux. Neste tutorial, saiba como instalar a linguagem BPFtrace no Linux.
BPFtrace usa LLVM como backend para compilar scripts para bytecode BPF e faz uso de BCC para interagir com o sistema Linux BPF, bem como recursos de rastreamento Linux existentes: rastreamento dinâmico de kernel, rastreamento dinâmico de nível de usuário e pontos de rastreamento.
O Linux já tem muitas ferramentas de desempenho, mas muitas vezes são baseadas em contador e têm visibilidade limitada. Por exemplo, iostat (1) ou um agente de monitoramento pode informar a latência média do disco, mas não a distribuição dessa latência. As distribuições podem revelar vários modos ou outliers, sendo que qualquer um deles pode ser a causa real de seus problemas de desempenho. O Bpftrace é adequado para este tipo de análise: decompor métricas em distribuições ou logs por evento e criar novas métricas para visibilidade em pontos cegos.
Você pode usar o bpftrace por meio de uma linha ou scripts, e ele vem com muitas ferramentas pré-escritas. Uma excelente ferramenta que você pode instalar agora mesmo no seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma super prática!
Instalando o BPFtrace no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o BPFtrace no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o BPFtrace no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o BPFtrace no Fedora e derivados!
Para instalar o BPFtrace no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o BPFtrace no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o BPFtrace no Fedora ou derivados:
Instalando o BPFtrace no Debian e derivados!
Para instalar o BPFtrace no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o BPFtrace no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o BPFtrace no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o BPFtrace no Linux!