Clash é uma linguagem de descrição de hardware funcional que empresta sua sintaxe e semântica da linguagem de programação funcional Haskell. O compilador Clash transforma essas descrições de alto nível em VHDL, Verilog ou SystemVerilog sintetizável de baixo nível. Saiba como instalar o Clash no Linux.
O Clash é construído em Haskell, que fornece uma excelente base para código bem digitado. Junto com a biblioteca padrão do Clash, é fácil construir designs de hardware escalonáveis ??e reutilizáveis. Carregue seus projetos em um interpretador e teste facilmente todos os seus componentes sem a necessidade de configurar uma bancada de teste.
Embora o Clash ofereça muitos recursos, às vezes você precisa acessar diretamente VHDL, Verilog ou SystemVerilog. O Clash permite que você faça isso com seu próprio sistema de modelos.
Além disso, ele permite que os programadores escrevam funções sem informações de comprimento codificado ou tipo de elemento. Se você escolher escrever tipos explicitamente, poderá adicionar outras restrições. O Clash verificará essas restrições e se recusará a compilar se elas não forem atendidas.
Tenha essa excelente ferramenta em seu computador. Instale o Clash agora mesmo em seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma simples e rápida. Não perca mais tempo!
Instalando o Clash no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Clash no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Clash no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Clash no Fedora e derivados!
Para instalar o Clash no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Clash no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Clash no Fedora ou derivados:
Instalando o Clash no Debian e derivados!
Para instalar o Clash no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Clash no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Clash no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Clash no Linux!