Deno é um runtime simples, moderno e seguro para JavaScript e TypeScript que usa V8 e é construído em Rust. Seguro por padrão. Nenhum arquivo, rede ou acesso ao ambiente, a menos que explicitamente habilitado. Neste tutorial, saiba como instalar o runtime Deno no Linux.
Ele suporta TypeScript pronto para uso. Envia apenas um único arquivo executável. Possui utilitários integrados como um inspetor de dependência (deno info) e um formatador de código (deno fmt). Possui um conjunto de módulos padrão revisados ??(auditados) que têm garantia de funcionamento com Deno.
O Deno visa ser um ambiente de script produtivo e seguro para o programador moderno.
Deno sempre será distribuído como um único executável. Dado um URL para um programa Deno, ele pode ser executado com nada mais do que o executável compactado de aproximadamente 25 megabytes. Ele assume explicitamente a função de tempo de execução e gerenciador de pacotes. Ele usa um protocolo compatível com navegador padrão para carregar módulos: URLs.
Entre outras coisas, ele é um ótimo substituto para scripts de utilitários que podem ter sido escritos historicamente com Bash ou Python. O Deno é enviado como um único executável sem dependências. Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo no seu Linux, de forma simples e rápida.
Instalando o runtime Deno no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Deno no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Deno no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Deno no Fedora e derivados!
Para instalar o Deno no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Deno no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Deno no Fedora ou derivados:
Instalando o Deno no Debian e derivados!
Para instalar o Deno no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Deno no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Deno no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Deno no Linux!