Instalar o Flowblade no Linux é fácil. Mas antes, saiba que o Flowblade é um editor de vídeo não linear multitrack para Linux lançado sob a licença GPL 3. Com o Flowblade Movie Editor, você pode compor filmes a partir de videoclipes, clipes de áudio e arquivos gráficos. Os clipes podem ser cortados nos quadros desejados, os filtros podem ser adicionados aos clipes e você pode criar imagens compostas multicamadas usando objetos de composição. Saiba como instalar o Flowblade no Ubuntu, Debian, Fedora ou em qualquer distribuição Linux.
O Flowblade oferece um fluxo de trabalho (conjunto de ferramentas e certos comportamentos de linha do tempo) configurável pelo usuário. Ele suporta todas as mídias que em geral podem ser acessadas em um sistema Linux quando a biblioteca FFMPEG está funcionando como back-end.
Instalando o Flowblade no Linux
Para seguir com a nossa instalação, fique atento a sua distribuição. Note que para distribuições baseadas no Debian ou Ubuntu, há pacote oficial. Para todas as outras vamos utilizar pacotes Flatpak.
Instalar Flowblade no Ubuntu, Linux Mint e derivados!
O comando de instalação do Flowblade para a família Ubuntu são:
sudo apt install flowblade
Instalar Flowblade no Debian e derivados!
No Debian, o comando de instalação do Flowblade deve ser executado como ROOT:
apt install flowblade
Instalar o Flowblade no Fedora, Mageia, Arch Linux ou em qualquer distribuição Linux
Como dito antes, algumas distribuições não tem mais o Flowblade em seus repositórios oficiais. Desta forma, vamos usar o pacote flatpak. O Fedora Linux e suas derivações, já possuem o pacote flatpak ativo por padrão. Mas, para todas as outras é preciso ativar o suporte a pacotes Flatpak no Linux. Se você já tem o suporte, basta executar o comando abaixo:
flatpak install --from https://flathub.org/repo/appstream/io.github.jliljebl.Flowblade.flatpakref
flatpak run io.github.jliljebl.Flowblade