Como instalar o GRV, uma interface baseada em terminal para visualizar repositórios Git, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Ver e manipular repositórios Git a partir da linha de comando. Neste tutorial, saiba como instalar a interface GRV no Linux, usando pacotes snap.

como-instalar-o-grv-uma-interface-baseada-em-terminal-para-visualizar-repositorios-git-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian
como-instalar-o-grv-uma-interface-baseada-em-terminal-para-visualizar-repositorios-git-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

GRV é uma interface baseada em terminal para visualizar repositórios Git. Veja e manipule repositórios Git a partir da linha de comando de forma super simples, sem complicações. Neste tutorial, saiba como instalar a interface GRV no Linux.

O GRV permite que refs, commits e diffs sejam vistos, pesquisados ??e filtrados. O comportamento e o estilo podem ser personalizados por meio da configuração. Uma linguagem de consulta pode ser usada para filtrar refs e commits. Suas características incluem:

  • Commits e refs podem ser filtrados usando uma linguagem de consulta;
  • A interface do usuário é atualizada após as mudanças automaticamente;
  • Organizado como guias e divisões;
  • Guias e divisões personalizadas podem ser criadas;
  • Vi como atalhos de teclado por padrão;
  • As combinações de teclas podem ser personalizadas;
  • Temas personalizados;
  • Suporte para mouse;
  • Gráfico de Compromisso.

Siga o tutorial abaixo e instale essa maravilhosa interface agora mesmo no seu Linux, de forma rápida e prática!

como-instalar-o-grv-uma-interface-baseada-em-terminal-para-visualizar-repositorios-git-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando a interface GRV no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o GRV no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o GRV no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install grv

Instalando o GRV no Fedora e derivados!

Para instalar o GRV no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o GRV no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o GRV no Fedora ou derivados:

sudo snap install grv

Instalando o GRV no Debian e derivados!

Para instalar o GRV no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o GRV no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o GRV no Debian e derivados:

sudo snap install grv

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o GRV no Linux!