O Hatari Emulator é um emulador Atari ST/STE/TT/Falcon. Ele suporta a emulação da maioria do hardware ST e STE, incluindo alguns truques especiais como interrupções raster, efeitos de borda e som de amostra PSG. Um joystick pode ser emulado com as teclas do cursor ou com um joystick de PC real, por exemplo. Saiba como instalar o Hatari Emulator no Linux.
O Atari ST era um sistema de computador de 16/32 bits que foi lançado pela primeira vez pela Atari em 1985. Usando a CPU Motorola 68000, era um computador muito popular com bastante potência de CPU naquela época. Ao contrário de muitos outros emuladores Atari ST que tentam fornecer um bom ambiente para executar aplicativos GEM, o Hatari tenta emular o hardware de um ST o mais próximo possível para que seja capaz de executar a maioria dos jogos e demos antigos do ST.
O Hatari também oferece a possibilidade de “montar” um diretório do sistema host como um drive ST, ou usar imagens de um disco rígido original do Atari, por exemplo. Além disso, ele também é capaz de emular o hardware adicional das máquinas TT ou Falcon, como o chip de vídeo Videl ou o DSP 56001. No entanto, o suporte TT e Falcon ainda está em desenvolvimento e experimental. Uma ferramenta poderosa direto no seu computador!
Tenha essa verdadeira máquina em seu Linux. Instale-o agora meso em seu PC! Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma simples e rápida.
Instalando o Hatari Emulator no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Hatari Emulator no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Hatari Emulator no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Hatari Emulator no Fedora e derivados!
Para instalar o Hatari Emulator no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Hatari Emulator no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Hatari Emulator no Fedora ou derivados:
Instalando o Hatari Emulator no Debian e derivados!
Para instalar o Hatari Emulator no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Hatari Emulator no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Hatari Emulator no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Hatari Emulator no Linux!