Algumas vezes o Linux aloca memória RAM demais e deixa de organizar o espaço utilizado anteriormente. E assim, acaba fazendo com que a sua memória fique toda carregada com informações que já não estão sendo utilizadas pelo Linux naquele momento. Dito isso, saiba como liberar memória RAM não utilizada no Linux.
Como verificar e liberar memória RAM no Linux
Primeiro vamos visualizar como está sendo utilizada a memória RAM em tempo real no Linux, para isso execute o comando abaixo:
watch -n 1 free -m
ou se preferir também pode usar o comando abaixo para realizar a mesma verificação:
watch -n 1 cat /proc/meminfo
Você vai receber as seguintes informações:
- MemTotal: 1027104 kB
- MemFree: 302836 kB
- Buffers: 24212 kB
- Cached: 297364 kB
- SwapCached: 0 kB
- Active: 478336 kB
- Inactive: 164844 kB
Organizando e limpando a memória RAM no Linux
Agora vamos fazer esta “organização” na memória, para isso temos dois comandos e vou explicar exatamente o que cada um faz.
sudo sysctl -w = 3 vm.drop_caches
Esta ação não irá tornar o Linux mais rápido, nem vai afetar a sua estabilidade e desempenho, ele vai apenas limpar a memória RAM usada pelo Kernel Linux em caches.
Comando alternativo para liberar memória no Linux
Aqui está outro comando que pode ajudá-lo a liberar memória RAM usada no sistema ou no cache (cache de página, inodes, e dentries). Lembrando que o comando abaixo contém o sudo, caso esteja usando o Debian, poderá executar os comandos como root:
sudo sync && sudo sysctl vm.drop_caches=3
Você pode usar o cron para programar os comandos acima para ser executado em intervalos de tempo específicos. Então aproveite a dica e melhore o seu sistema. Se você quiser conhecer outros comandos, temos um artigo com todos os comandos do Terminal Linux de A a Z.