Existe um fork do Firefox, o navegador Basilisk, que apresenta a interface de usuário clássica do Firefox, além do suporte a complementos antigos (como o Waterfox).
Se você estiver precisando urgentemente usar extensões herdadas ou perder a aparência clássica do Firefox, o navegador Basilisk pode salvar seu dia. O navegador da web está sendo mantido pela equipe por trás do navegador Pale Moon (que é outro fork do Firefox).
Se você está procurando alternativas de código-fonte aberto ao Chrome, pode dar uma olhada rápida no que o Basilisk oferece.
Nota: Basilisk é um software em desenvolvimento. Embora não tenha nenhum problema de usabilidade importante, você não deve confiar nele como o único navegador a usar.
Recursos do Basilisk: um navegador fork do Firefox
Aqui estão alguns recursos que você pode querer dar uma olhada antes de considerar usá-lo:
- Navegador da web baseado em XUL.
- Ele apresenta a interface do Firefox ‘Australis’, que era bastante popular na época das versões 29 – 56 do Firefox.
- Plugins NPAPI suportados (Flash, Unity, Java etc).
- Suporte para extensões no estilo XUL/Overlay no estilo Mozilla.
- Usa o mecanismo de navegador de código aberto Goanna, que é uma bifurcação do Gecko da Mozilla.
- Não usa a interface do usuário do Rust ou do Photon.
- Suporta apenas sistemas de 64 bits.
Instalando o Basilisk no Linux
Você pode não encontrá-lo listado no repositório da sua distro. Portanto, você deverá acessar a página oficial de download para obter o arquivo .tar.xz.
Depois de baixá-lo, simplesmente extraia-o e entre nas pastas. A seguir, você encontrará um arquivo executável com o nome Basilisk. Assim, basta você executá-lo clicando duas vezes nele ou clicando com o botão direito do mouse e selecionando Executar.
Você pode conferir a página do GitHub para obter mais informações.
Além disso, você pode usar o terminal e executar o arquivo seguindo as etapas abaixo. Dessa maneira, navegue para o diretório para o qual você o baixou:
Usando o navegador Basilisk
O Basilisk é um bom fork do Firefox, se você quiser o suporte a extensões herdadas. Além disso, ele está sendo desenvolvido ativamente pela equipe por trás do Pale Moon. Portanto, ele é potencialmente uma ótima opção para usuários que desejam a aparência clássica do Firefox da Mozilla (antes da atualização Quantum).
Nota: o YouTube ainda detecta-o como um navegador obsoleto e avisa que deixará de suportá-lo em breve.
Portanto, não há certeza se o Basilisk será adequado para todos os serviços da web existentes.
Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram.
Fonte: It’s FOSS