O Fkill é uma ferramenta a ser usada pela linha de comando que nos permite concluir os processos em execução. É multiplataforma (funciona em Linux, MacOS e Windows). Licença livre MIT e construído em Node.js . Conheça o Fkill, ferramenta para finalizar processos.
Ele é bastante semelhante a velhos conhecidos do Linux como kill, killall, xkill, pkill etc. Fkill destaca-se pela interatividade e leveza na hora de se livrar de aplicações e processos indesejados e que resistem no sistema.
A maneira mais simples de testá-lo é escrever o nome do programa sem outros comandos. Basta digitar no terminal:
fkill ? Running processes: (Use arrow keys or type to search) ? systemd 635 (sd-pam) 636 startkde 644 dbus-daemon 653 start_kdeinit 680 kdeinit5 681 klauncher 682 kded5 685 kglobalaccel5 704 kaccess 707 (Move up and down to reveal more choices)
Este comando nos mostra, portanto, a lista de todos os processos atualmente em uso. Utilizando as teclas para mover o cursor, podemos procurar e definir nosso objetivo. Se quisermos encurtar a pesquisa, basta escrever alguns caracteres. Desta forma, será possível filtrar os resultados por nome. Selecionamos nosso destino, damos Enter e pronto.
Se adicionarmos o parâmetro “verbose”:
Assim, será mostrado o caminho completo do processo e o PID.
Se quisermos um modo de execução mais específico, podemos escolher o nome do programa:
Para a escolha de um número de porta:
Identificar o PID, o identificador de processo (que por algum motivo deu erro):
Instalação do Fkill
O fkill é construído em JavaScript (Node.js). Isto não é muito comum por causa do desempenho, às vezes, abaixo do desejável. Apesar disso, o consumo não é muito exagerado (cerca de 40-42 MB).
Assim, ele pode ser instalado em qualquer sistema. Basta usar o gerenciador de pacotes npm (disponível nos repositórios da maioria das distribuições GNU/Linux).
Está disponível no AUR para Arch Linux e outras distros derivadas (Manjaro, Antergos):
Para mais informações basta visitar a página do projeto no GitHub. No artigo de hoje você conheceu o Fkill, ferramenta para finalizar processos pela linha de comando.