Conheça o gráfico de erros do Ubuntu e veja como funciona a importante ação de reportar bugs!

conheca-o-grafico-de-erros-do-ubuntu-e-veja-como-funciona-a-importante-acao-de-reportar-bugs

Canonical tem uma série de serviços interessantes execução e a maioria deles são conhecidos pelos os usuários, mas outros não costumam aparecer nas conversas. Este é apenas o caso do errors.ubuntu.com, um tracker que mostra quais são os erros mais comuns encontrados no Ubuntu.

Toda vez que você enviar um relatório de erro quando algo deixa de funcionar em sua máquina Ubuntu, o rastreador de erros (errors.ubuntu.com) é um dos lugares onde ele vai parar. Este serviço recolhe todos os relatórios, e os exibe de uma forma mais humana, e é contabilizado, com a ajuda de alguns bons gráficos. E assim os desenvolvedores descobrem quais são os pacotes que estão causando erros.

Por exemplo, no gráfico é possível ver alguns erros que foram identificados no Ubuntu 16.04 LTS e que ainda permanece sem solução. Analisando o gráfico, podemos ver algumas questões de travamentos para alguns usuários de placas Intel 9.X, mas o problema ainda não foi corrigido. Mas, observando o gráfico o topo que é o primeiro lugar ou apenas número 1 seria um problema em torno do upgrade.

Se você observar após um lançamento o número de erros é maior, isso não quer dizer que o trabalho está mal feito, mas erros acontecem e a corrida para corrigir também, é muito importante que os usuários conheçam essa ferramenta para ter conhecimento dos erros reportados e em processo de correção no Ubuntu.

Por fim, é sempre bom saber quais os erros mais comuns através do site. E assim, saber também como está sendo o trabalho de correção. Mas, vale lembrar que para corrigir é preciso reportar. Sempre que encontrar um erro no Ubuntu, sempre faça o envio dos logs.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.