A Microsoft está cada vez mais próxima do código aberto. Desta vez, eles estão apostando em um novo projeto, chado MU. O Project MU é um UEFI de código aberto, que alimenta seu hardware Surface e também a plataforma Hyper-V.
O projeto Mu é uma tentativa da Microsoft de “Firmware as a Service” ser entregue como fonte aberta. A Microsoft desenvolveu o Projeto Mu acreditando que a implementação de referência de fonte aberta TianoCore UEFI “não está otimizada para atendimento rápido em várias linhas de produtos”.
Esses aprimoramentos permitem que os dispositivos do Project Mu suportem o Firmware como um serviço (FaaS). Semelhante ao Windows como Serviço, o Firmware as a Service otimiza o UEFI e outros firmwares de sistema para patches de qualidade em tempo hábil que mantêm o firmware atualizado e permite o desenvolvimento eficiente de recursos pós-lançamento, diz o comunicado da Microsoft.
O que Projeto Mu Microsoft oferece?
- O projeto Mu oferece gerenciamento seguro de configurações UEFI;
- Segurança supostamente melhor;
- “Inicialização de alto desempenho“;
- Exemplos modernos de menu do BIOS, incluindo um teclado na tela;
- Gerenciamento seguro de configurações UEFI e recursos relacionados.
Uma das telas de configuração do Project Mu, cortesia da Microsoft. Além disso, agora em 2022 o projeto não avançou o tanto deveria. Segundo a Microsoft, uma das principais metas é:
Promover, divulgar e apoiar uma mudança na indústria para um ambiente mais colaborativo, para que todos possamos construir e manter produtos com custos menores e qualidade superior.
O projeto Mu parece ter sido feito a partir do TianoCore EDK2. Mais detalhes sobre ele podem ser encontrados na documentação do Mu no GitHub e no anúncio de fornecimento aberto.