Categorias
Tutoriais

Deixe o Chrome ou Chromium mais leve, libere quase 400MB de RAM!

O Google Chrome é sem dúvida um dos navegadores mais populares entre os usuários do GNU/Linux. E não é atoa que há um projeto em paralelo chamado Chromium, visando a remoção de alguns recursos proprietários do navegador Google.

Mas, você já deve ter dado conta que em alguns casos o navegador acaba consumindo muita memória ao abrir. E mesmo quando você fecha a aplicação, alguns megas ainda ficam presos ao Chrome ou Chromium. Agora, você verá o motivo e como economizar quase 400 MB de RAM destes navegadores.

Isso não é um problema. Na verdade, é necessário que esse consumo alto aconteça, tanto para que o Chrome ou Chromium abra mais rápido, quanto para manter os aplicativos em segundo plano em execução. Como exemplo, a App do Telegram que muitos usam, inclusive eu.

Como comentei a pouco, esses megas podem fazer um diferença boa. Em especial quando se tem pouca memória livre disponível, ou quando alguns julgam um absurdo a forma como ela é reservada e dedicada somente a estes dois navegadores. Para desabilitar é muito fácil, siga os passos abaixo.

Como economizar quase 400 MB de memória no Google Chrome ou Chromium!

Abra do menu do Chrome ou Chromium:

economizar-400mb-chrome-chromium-mais-leve

Em seguida vá em “Avançados”:

economizar-400mb-chrome-chromium-mais-leve-2

Agora vá no item “Sistema” e observe se a chave a direita esta azul. Se estiver, mude ao contrário para ficar cinza:

No meu caso, a chave estava azul, após mudar para esquerda, ficando cinza quer dizer que os nossos MB foram economizados:

Deixe o Chrome ou Chromium mais leve, libere quase 400MB de RAM!

Pronto, feito, agora você pode fechar o seu Chrome ou Chromium e desfrutar dele consumindo menos memória, lembre-se que a partir de agora ele pode demorar um pouco mais para abrir.
Esses 400MB ficam reservados para que ele abra mais rápido enquanto você estiver com a sessão ativa, desativando você libera mais memória, mas não terá o Chrome ou Chromium aberto com rapidez sempre que clicar. Particularmente, não acho demorado, mas há quem ache.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sair da versão mobile