O Linux pode ser um grande aliado na hora de recuperar o Windows com problemas. Seja por culpa de hardware/drivers, ou por causa de malware, ou, porque existem arquivos de boot corrompidos, não faltam razões que impossibilitam o acesso à informação. Porém, saiba que há como recuperar o Windows usando Linux.
Nesses momentos nada melhor que ter uma distribuição Linux à mão para ajudar a resolver o problema e tentar resgatar a informação. Na verdade, ele serve para recuperação do sistema, independentemente do sistema operacional usado. Aqui ficam 4 das melhores distros Linux para salvar o Windows.
Algumas ferramentas Linux para recuperar Windows com problemas
1 – Rescatux
O Rescatux é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian que tem como principal objetivo “resgatar” outros sistemas operacionais. Funciona em modo live, não sendo assim necessária a sua instalação. Além disso, disponibiliza um conjunto de ferramentas para resolver a maioria dos problemas que aparecem no Windows e no Linux assim como, por exemplo, resetar senhas do sistema quando nos esquecemos.
Além dos reset às senhas do sistema, é possível com esta distribuição fazer, por exemplo, update e restore do Grub, particionar o disco e recuperar o MBR.
2 – SystemRescueCD
O SystemRescueCD é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e que utiliza o Xfce como ambiente gráfico). Ele pode rodar em um CD/DVD ou dispositivo USB e permite a reparação do sistema e recuperar os dados após o sistema ter “emperrado”. Há um manual de uso da distro. Ela dá privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar e editar partições no disco (com o Gparted), reparar o sistema, reparar o boot, entre outras opções.
3 – SuperGrubDisk2
Para quem tem problemas no bootloader Grub2, então tem de experimentar a distro Linux SuperGrubDisk2. Esta distribuição é bastante leve, funciona em modo live e consegue automaticamente detetar os sistemas operacionais instalados na máquina para assim fazer a recuperação do Grub2. O SuperGrubDisk2 tem suporte para detectar sistemas que “arranquem” sobre a interface UEFI e também suporte para as funcionalidades Grub LVM, RAID e PATA. O tamanho desta distribuição é de apenas 20 MB.
4 – Gparted Live Disk
O GParted (GNOME Partition) é um gestor de partições que permite, com alguma flexibilidade, dimensionar, copiar e mover partições sem qualquer perda de informação. O GParted é desenvolvido em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, com o objetivo de manter a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines. Para facilitar a utilização desta ferramenta, foi criada uma distribuição Linux, com o nome Gparted Live Disk, que funciona em modo live, podendo assim ser usada para recuperar os mais diversos tipos de partições.
E são estas algumas das ferramentas Linux que podem ajudar a resolver problemas no Windows e até mesmo a resgatar informações em qualquer sistema operacional. A utilização destas ferramentas é, por norma, simples e pode ser uma importante ajuda nos mais diversos cenários.