O gerenciamento de pacotes do Linux progrediu muito desde o pesadelo que costumava ser. Ainda assim, os gerenciadores de pacotes fornecidos pelas distribuições nem sempre são perfeitos. Os formatos Snap e Flatpak (formatos de aplicativos oferecidos pela Snap Store e pelo Flathub, respectivamente) tornaram muito mais fácil a instalação de software, independentemente da distribuição que você esteja executando.
Os arquivos Snap e Flatpak geralmente estão disponíveis no site de um determinado aplicativo, mas esses dois formatos têm seus próprios mercados centralizados. Qual é o certo para você? Essa não é uma pergunta fácil de responder.
Snaps e flatpaks explicados
Os snaps e flatpaks contêm não apenas um aplicativo, mas as bibliotecas e os arquivos de suporte que ele precisa executar. Dessa maneira, você não precisa se preocupar com a instalação manual de dependências ou mesmo se elas estão facilmente disponíveis no seu sistema.
Os snaps foram criados pela Canonical, a empresa por trás do Ubuntu. Por esse motivo, algumas pessoas veem o Snaps como um aplicativo somente do Ubuntu, mas você pode instalar o snapd em qualquer sistema.
Flatpaks são semelhantes, mas não estão vinculados a nenhuma empresa. Assim, grandes empresas como a Red Hat contribuem para o formato.
Ambos os formatos também têm suas próprias lojas de aplicativos centralizadas, e é sobre isso que estamos falando neste artigo.
Suporte a distribuições
Tecnicamente, a Snap Store atualmente suporta mais distros que o Flathub. Dito isto, várias distribuições escolheram tanto a Snap Store como a Flathub. Como você pode imaginar, o Ubuntu opta por usar a Snap Store.
Outras grandes distribuições optaram pelo formato Flatpak e pela loja Flathub. Essas distribuições incluem o Fedora e o Elementary Linux.
Disponibilidade de software
Se você deseja instalar jogos e software não gratuito, a Snap Store é para onde você deve ir. Nem todo mundo usa Linux porque é gratuito e de código aberto, e essas pessoas podem querer instalar software proprietário. Se for esse o caso, a Snap Store é o único local para encontrá-lo.
O Flathub é mais limitado, pois a maioria dos softwares disponíveis através do serviço é de código aberto. Nem sempre é o caso, mas é comum. Isso não impede as empresas de oferecer seus próprios pacotes Flatpak; você simplesmente não o encontra pelo serviço Flathub.
O que o futuro nos reserva
Os snaps são limitados de duas maneiras. Primeiro, eles estão diretamente ligados à Snap Store e não funcionam sem ela. Isso impede as empresas de oferecer snaps não vinculados à loja.
A segunda é que a Snap Store é totalmente suportada pela Canonical. O Ubuntu é incrivelmente popular e a Canonical está indo bem, então isso significa que você não precisa se preocupar com o desaparecimento da empresa no futuro próximo. Dito isso, a Canonical pode um dia decidir que não deseja continuar a Snap Store, quando seus snaps forem mais ou menos inúteis.
O Flatpak não tem nenhum desses problemas. As empresas podem oferecer pacotes no formato Flatpak sem pensar duas vezes no Flathub. Melhor ainda, se o Flathub desaparecer, seus Flatpaks ainda funcionarão.
Flathub e Snap Store: aplicativos na palma da mão
Por fim, a verdade é que não há razão real para escolher apenas uma delas e ficar com ela. De fato, elas são úteis e não entram em conflito. Assim, se você quiser escolher uma, a Snap Store é melhor se você estiver procurando por aplicativos comerciais, mesmo que sejam gratuitos. Todavia, o Flathub é melhor se você estiver procurando por software estritamente de código aberto.
Neste artigo, você viu uma breve análise sobre as lojas Flathub e Snap Store e qual loja de aplicativos você deve usar com base em suas necessidades.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Make Tech Easier
Leia também: Manjaro incluirá suporte nativo para pacotes Snap e Flatpak graças ao fpakman