in

Por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google – Parte II

Neste segundo artigo da série, fique por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google e como isso afeta o nome e o mascote.

4 melhores emuladores Android para Linux
Imagem: Reprodução | Android Authority.

Antes de mais nada, já leu a Parte I desta série? Se ainda não leu, corre lá. Neste artigo, fique por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google e saiba como isso afeta o nome dos lançamentos e até mesmo o design do pequeno robô que representa a marca Android.

Novo robô, nova marca

Por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google – Parte II
Imagem: Reprodução / Android Authority

Anteriormente, a marca Android era fragmentada. Andy, o mascote do Android, aparecia em alguns produtos, enquanto o nome Android aparecia em outros. Ambos representavam a mesma coisa, mas o Google percebeu que seria mais eficaz se o mascote e a palavra Android aparecessem juntos, mas não iguais. O mascote do Android e a marca agora aparecem em uma imagem, com a palavra Android sentada ao lado do Andy ou abaixo dele.

Em um esforço para melhorar o encaixe da marca e como parte da grande reformulação no Android, a equipe de Sydney Thomashow, líder de marca e criativo do Google para Android, teve que repensar o mascote e a marca. Andy tinha uma nova cor, mas era suficiente para tornar a marca mais acessível? E como a palavra Android pode se tornar uma imagem de marca mais coesa?

Thomashow começou com a própria marca. Ela queria que o nome parecesse pertencer ao mascote, então fez alguns pequenos ajustes que você nem percebeu.

Ela disse:

[Ao projetar a palavra Android da marca], tiramos uma quantidade enorme de inspiração de um dos nossos ativos mais reconhecíveis, o robô Android. E começamos a tornar nossa palavra Android um pouco mais fina, um pouco mais geométrica e moderna. Na verdade, introduzimos algumas curvas na palavra que imitam e refletem o mesmo raio que você veria em todo o robô.

Por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google – Parte II
Imagem: Reprodução / Android Authority

Grande reformulação no design do Android

Na nova palavra da marca, existem curvas na parte inferior do texto, onde você normalmente encontraria linhas retas no design antigo. Isso ajuda a tornar a palavra da marca mais parecida com o próprio robô Android, como se fosse feita para ele. A curva do “o” na palavra Android ainda tem o mesmo raio da cabeça do robô Andy. É sutil, mas realmente enfatiza o novo design.

Por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google – Parte II
Imagem: Reprodução / Android Authority

Em relação ao o mascote do Android, a equipe de Thomashow decidiu usar apenas a cabeça em vez de todo o corpo do mascote. Isso permitiu que eles se concentrassem em como o robô poderia ser mais expressivo, usando menos elementos. Andy pode não parecer muito diferente, mas são as pequenas mudanças que causam maior impacto.

Thomashow disse:

Alguns dos ajustes que fizemos no robô Android são muito sutis e leves. Mas muito disso tinha a ver com o desenvolvimento de uma composição com palavra Android da marca para criar um logotipo coeso. Na minha opinião, abaixar os olhos levemente também permite que o robô quase pareça estar realmente fazendo contato visual. Parece um pouco mais humano para mim. Além disso, para as antenas, mudamos cerca de um grau para quem realmente está comparando o antes e o depois. E isso foi realmente para equilibrar as coisas.

Por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google – Parte II
Animação: Reprodução / Android Authority

O novo mascote do Android é inegavelmente mais simples. A remoção dos braços, pernas e tronco move o foco para sua característica mais expressiva: a cabeça. O Google tem pensado muito em como ele pode usar pequenos elementos expressivos, como antenas e olhos, para dar emoção e vida ao robô, além de apresentar alguns conceitos realmente interessantes. As antenas podem ajudar a expressar emoções, conduzir os olhos do espectador em uma determinada direção e muito mais.

Adeus, guloseimas saborosas! Olá, números de versão!

Por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google – Parte II
Animação: Reprodução / Android Authority

Enquanto repensava como poderia tornar a marca do Android mais acessível, o Google concluiu que os nomes saborosos das versões não funcionam bem no mercado global. Em algumas regiões, as pessoas nunca ouviram falar das barras de KitKat. E vamos ser realistas, alguém realmente sabe como pronunciar “nougat“?

Embora seja um pouco triste ouvir, passar dos nomes para os números das versões foi a melhor opção.

Agora, o Android Q é oficialmente o Android 10. Isso é um pouco triste para a comunidade, que sempre gostou de adivinhar como a próxima versão seria chamada. Mas o Google garantiu que ainda usará codinomes internos para os principais lançamentos do Android. Além disso, o Android Q foi um período de transição. Independentemente disso, gostaríamos de saber como o Google vai decidir chamar o Android 11 internamente.

Mas, mesmo com os números de versão, o Google mantém coesão na palavra da marca Android. O novo design para o Android 10 tem a mesma curva que você encontrará na palavra da marca Android, fazendo referência ao robô. Tudo parece muito semelhante e deve ajudar a marca Android a ser muito mais acessível.

Thomashow disse:

Então você notará na marca do Android 10 que o mesmo raio que você verá refletido na palavra da marca Android foi transferido para o número 10. Portanto, o número “1” que você vê tem a mesma pequena curva e o mesmo raio, obviamente baseados nas formas que você vê no robô Android.

De várias maneiras, o robô Android deixou sua marca em muitos outros aspectos de nossa identidade de marca.

Uma grande reformulação no Android

É bom ver o Google adotando o Android como parte da marca Google. O esquema de nomeação de sobremesas pode estar desaparecendo dos produtos, mas o sistema operacional principal ainda é o mesmo Android que sempre gostamos.

Neste segundo artigo da série, você ficou por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google e como isso afeta o robô Andy e até mesmo o nome Android.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Android Authority

Leia também: Android 10 recebe primeiro patch de segurança

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Flathub vs. Snap Store: qual loja de aplicativos você deve usar?

Flathub vs. Snap Store: qual loja de aplicativos você deve usar?

hp-demitira-16-de-seus-funcionarios

HP demitirá 16% de seus funcionários!