gksu

O comando gksu foi removido do Ubuntu e não é difícil encontrar quem sinta falta da aplicação na hora de executar suas aplicações como su ou sudo. Para quem não o conhece, saiba que este comando é uma interface gráfica escrita em GTK para os comandos su e sudo. Assim, ele permitia que os usuários executassem suas aplicações gráficas com privilégios de superusuários.

Mas nem tudo está perdido, em poucas horas os fóruns do Ubuntu começaram a receber alternativas ao gksu e um delas é usar o gedit para executar as aplicações como su ou sudo, igual como se estivesse usando o gksu, veja como é simples.

alternativa ao gksu

A aplicação abaixo é meramente ilustrativa, não temos aplicações com este nome, no entanto, a sintaxe do comando é real e pode ser usada!

Digamos que você precise execute a aplicação “sempreupdate”, com o gksu o comando seria:

gksu gedit /etc/default/sempreupdate

Com a solução alternativa, você precisa alterar algumas coisas, assim, o mesmo comando seria:

gedit admin:///etc/default/sempreupdate
Certamente você vai conseguir fazer as mesmas coisas com este novo comando, não se preocupe o resultado é o mesmo de verdade e logo logo você nem vai sentir tanta falta d. Vale lembrar que caso você esteja usando uma distribuição diferente do Ubuntu, o comando vai funcionar do mesmo jeito.
Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.