Guia com as principais diferenças entre os protocolos TCP e UDP

Guia com as principais diferenças entre os protocolos TCP e UDP

TCP e UDP são protocolos de internet amplamente usados que determinam como os dados são compartilhados. Eles diferem em muitas características, tornando-os adequados para diferentes fins. Neste guia entenda brevemente o que são os protocolos TCP e UDP, e as diferenças entre esses os dois protocolos.

Além disso, também temos um Guia sobre como monitorar as portas TCP e UDP em tempo real no Linux.

O que é TCP?

O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo orientado a conexão. Assim, ele estabelece uma conexão entre a origem e o destino antes de iniciar o envio de alguma coisa e é usado para garantir a confiabilidade.

O que é UDP?

O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo sem conexão. Ele envia dados diretamente sem estabelecer uma conexão antes, mas transfere dados a uma taxa comparativamente mais rápida.

Diferenças entre os protocolos TCP e UDP

Veremos as principais diferenças entre os dois protocolos.

Velocidade de transmissão

O TCP é um protocolo relativamente mais lento porque estabelece uma conexão entre o remetente e o destinatário antes de começar a transferir dados. Além disso, ele garante que os arquivos sejam recebidos na ordem em que são enviados.

O UDP, por outro lado, não garante a ordem dos pacotes e se concentra mais na velocidade.

Onde os protocolos TCP e UDP são mais utilizados

O TCP é preferido nos casos em que o tempo não é uma grande preocupação, como e-mail, protocolo de transferência de arquivos, HTTP, HTTPS e similares.

O UDP é preferido para aplicativos em que a velocidade é a principal preocupação, como transmissões ao vivo, streaming de vídeo, jogos on-line, VoIP (Voice over Internet Protocol) e similares.

Principais diferenças entre os procotlos TCP e UDP
O TCP é preferido nos casos em que o tempo não é uma grande preocupação. Imagem: Reprodução | Make Tech Easier.

TCP e UDP são protocolos confiáveis

Como o TCP garante que os pacotes sejam entregues em ordem e também verifica se há erros, este protocolo é considerado confiável. Além disso, o receptor envia uma confirmação após a transmissão e isso garante a entrega dos dados. Se os pacotes de dados forem perdidos, este protocolo faz a retransmissão.

No caso do UDP, os pacotes de dados são disparados continuamente e não há retransmissão de pacotes perdidos.

Controle de fluxo em protocolos TCP e UDP

O TCP possui um mecanismo de controle de fluxo que evita sobrecarregar o receptor. Assim, ele armazena pacotes em buffers no final do envio e do recebimento. Além disso, este protocolo possui um processo para garantir que os buffers não estejam transbordando. Por outro lado, o UDP envia pacotes continuamente e não possui nenhum mecanismo para controle de fluxo.

Com certeza, esses dois protocolos são essenciais para os diferentes tipos de transmissão de dados na Internet.

Quer aprender mais sobre redes de computadores? Leia este artigo sobre lentidão na rede.

Qualquer dúvida, entre em nosso grupo no Telegram.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile