in

O que causa lentidão na rede e como resolver

Por que sua internet está tão lenta?

O que causa lentidão na rede e como resolver
Cansado de internet lenta?

Gostaria de saber o que causa lentidão na rede de sua casa? Neste artigo, veja detalhes do que pode estar causando isso.

Afinal, o que causa lentidão na rede?

A latência de uma conexão de rede é a quantidade de tempo necessária para os dados viajarem entre o remetente e o destinatário. Logo, todas as redes de computadores possuem alguma forma de latência, a quantidade varia e pode aumentar por várias razões. As pessoas percebem esses atrasos temporais inesperados como lags (lentidão).

Alta latência pode também causar elevados atrasos. Por exemplo, seu videogame talvez tenha alta latência, o que faz o jogo travar e não entregar uma atualização ao vivo aos outros jogadores. Dessa forma, poucos atrasos significariam que a conexão está com baixa latência.

Lags na rede ocorrem por algumas razõs básicas: distância e congestionamento. Em alguns casos, você talvez seja capaz de consertar o lag da internet por ajustar como seu dispositivo interage com a rede.

Latência e largura de bandaO que causa lentidão na rede e como resolver

 

Latência e largura de banda estão intimamente relacionadas, mas são dois termos separados por uma razão. Para entender o que causa alta latência, é importante diferenciá-la da largura de banda alta.

Se sua conexão com a internet fosse representada como um cano carregando dados, a largura de banda seria o tamanho físico do cano. Dessa forma, um cano realmente fino (largura de banda baixa) não consegue aguentar muitos dados de vez. Enquanto um grosso (largura de banda alta) é capaz de transmitir muito mais dados por vez. Largura de banda é frequentemente medida em Mbps (Megabits por segundo).

Latência é simplesmente um atraso, medido em ms (milisegundos). É o tempo que leva para a informação se mover de um lado do cano até o outro lado. É também chamado de taxa de ping.

A velocidade da luz em uma rede de computadores

Nenhum tráfego na rede pode viajar mais rápido que a velocidade da luz. Em uma casa ou rede local (também conhecida como LAN), a distância entre dispositivos é tão pequena que a velocidade da luz não importa. Para conexões de internet, no entanto, ela se torna um fator válido.

Sob condições perfeitas, a luz leva quase 5 ms para viajar 1.600 km. Ademais, a maioria do tráfego de internet de longa distância viaja por cabos, que não carregam sinais tão rápidos como a luz devido a um princípio físico chamado refração. Dados viajando através de um cabo de fibra óptica, por exemplo, levam pelo menos 7,5 ms para viajar 1.600 km.

Latências típicas de conexões de internet

Além dos limites físicos, latência adicional é causada na rede quando o tráfego é roteado através de servidores e outros dispositivos de backbone. A latência típica de uma conexão de internet também varia dependendo de seu tipo.

O estudo Measuring Broadband America (publicado no final de 2018) reportou essas latências típicas de conexões de internet para o serviço de banda larga nos Estados Unidos:

  • Fibra óptica: 12-20 ms
  • Internet cabeada: 15-34 ms
  • DSL: 25-80 ms
  • Internet via satélite: 594-612 ms

Como consertar a latência

A latência pode flutuar em pequenas valores a cada minuto, mas o lag adicional de até mesmo pequenos aumentos podem ser notáveis. A seguir estão razões comuns de lags na internet, alguns dos quais estão completamente fora de seu controle:

Modem/roteador sobrecaregado

Eventualmente, todo roteador sobrecarregará se muitos clientes estiverem usando-o ao mesmo tempo. Contenção de rede entre muitos clientes significa que eles estão às vezes esperando pelas solicitações uns dos outros serem processadas, causando lag.

Você poderia substituir o roteador por um modelo mais poderoso. Ainda mais, você poderia adicionar outro roteador à rede para ajudar a aliviar esse problema. Similarmente, contenção de rede ocorre na conexão de uma residência e um provedor de internet se esta estiver saturada de tráfego.

Dependendo da velocidade de sua conexão, tente evitar muitos downloads simultâneos e sessões online para minimizar esse lag.

Dispositivo cliente sobrecarregado

PCs e outros dispositivos clientes também se tornaram uma fonte de lag na rede. Afinal, isso ocorre quando incapazes de processar dados de rede rápido o suficiente. Computadores modernos são suficientemente poderosos na maioria das situações. Todavia, eles também podem desacelerar significativamente se muitas aplicações estiverem rodando simultaneamente.

Até mesmo rodar aplicações que não geram tráfego de rede podem introduir lag; por exemplo, um programa comportando-se mal pode consumir 100% de CPU disponível, o que atrasa o computador na hora de processar tráfego de rede para outras aplicações.

Malware

Um worm de rede captura um computador e sua interface de rede, o que pode fazê-lo ficar lento, similar a um estado de sobrecarregamento. Rodar programas antivírus em dispositivos conectados à rede ajuda a detectar e remover esses worms.

Uso de redes wireless

Gamers que jogam online, como um exemplo, sempre preferem rodar seus dispositivos em redes Ethernet ao invés de WiFi. Isso acontece pois as redes Ethernet suportam latências baixas. Na prática, a economia é de apenas alguns milisegundos. Da mesma forma, conexões cabeadas também evitam o risco de interferência que resultariam em lags significativos.

Sem cache local

Uma maneira de reduzir a latência é utilizar o cache de seu navegador, que é uma maneira do programa armazenar arquivos usados recentemente para que você possa acessá-los novamente localmente da próxima que você requisitá-los (sem necessidade de download).

A maioria dos navegadores armazenarão os arquivos em cache. Mas, se você excluir o cache do navegador com frequência, você notará que demorará mais para carregar as mesmas páginas que você acabara de visitar.

Nota: Alguns problemas de latência podem ser resolvidos, mas os apresentados a seguir são problemas que geralmente não estão sob seu controle.

Carga de tráfego

Picos na utilização da internet durante horários de pico do dia muitas vezes causam lag. A natureza desse lag varia de acordo com o provedor de serviço e da localização geográfica da pessoa. Infelizmente, um usuário não pode evitar esse tipo de lentidão.

Carregamento de aplicação online

Jogos multiplayers online, websites e outras aplicações de rede cliente-servidor utilizam servidores de internet compartilhados. Se esses servidores ficarem sobrecarregados com a atividade, os clientes sentem a lentidão.

Interferência sem fio

Satélites, banda larga sem fio fixa e outras conexões de internet via wireless, são particularmente suscetíveis a sinais de interferência da chuva. Assim, interferência sem fio faz com que dados da rede se corrompam no trânsito, causando lentidão por causa dos atrasos da retransmissão.

Lag switches

Algumas pessoas que jogam online instalam um dispositivo chamado de lag switch em suas redes locais. Um lag switch é especialmente projetado para interceptar sinais de rede e introduzir atrasos significantes no fluxo de dados de volta para os outros jogadores conectados numa sessão ao vivo.

Você pode fazer pouco para resolver esse tipo de problema de lentidão além de evitar jogar com aqueles que usam lag switches; felizmente, eles são relativamente incomuns.

Quanto de lentidão é demais?

Em síntese, o impacto da lentidão depende do que você está fazendo na rede e, até certo grau, do nível de performance da rede a qual você está acostumado.

Usuários de internet via satélite esperam latências muito altas e tendem a não notar a lentidão temporária de 50 ou 100 ms. Por outro lado, jogadores online preferem que sua conexão de rede funcionem a menos de 50 ms de latência. Eles rapidamente notarão qualquer lentidão acima deste nível.

Em geral, aplicações online rodam melhor quando a latência na rede permanece abaixo de 100 ms; qualquer lentidão adicional será notada pelos usuários.

Afinal, você achou interessante saber o que causa lentidão numa rede? Não deixe de compartilhar essas informações.

Fonte.

Veja também: Monitore o tráfego da rede no terminal e em tempo real no Linux.

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Huawei anuncia seu sistema HarmonyOS

Huawei anuncia seu sistema HarmonyOS

Huawei HarmonyOS e mais 13 assuntos tecnológicos

Huawei HarmonyOS e mais 13 assuntos tecnológicos