O Fondo é uma aplicação onde você consegue encontrar todo tipo de papel de parede online. E o melhor, com apenas poucos cliques você pode ter acesso milhares de imagens em alta resolução, para personalizar a sua distribuição Linux, seja ela qual for. E hoje, saiba como instalar o Fondo no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Tenha papéis de parede para o seu Linux, utilizando um pacote Flapak.
Para quem gosta de personalizar seus desktops com Linux, seja qual for a distribuição, o Fondo é um dos aplicativos mais populares e mais utilizados ao redor do mundo. Dito isso, devido ao volume de imagens disponíveis graças à comunidade unsplash.com, que é conhecida por ser uma comunidade imensa de fotógrafos.
E assim, tudo o que você precisa fazer é escolher a imagem, usar apenas um clique e aguardar o download. No aplicativo, é possível navegar por categoria, rolagem infinita, escolher as suas fotos favoritas, compartilhar com outras pessoas, e ainda filtrar por orientação.
Ficou na dúvida se deve ou não instalar o Fondo no Linux? Então veja um vídeo abaixo, e confira um usuário mostrando o quanto ele pode ser simples:
Neste tutorial: Saiba como instalar o Fondo no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Tenha papéis de parede para o seu Linux!
Instalando o Fondo no Ubuntu e derivados!
Para instalar o Fondo no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo. Vale lembrar que neste processo de instalação, vamos utilizar um pacote Flatpak, então caso você já tenha instalado e ativado o Flatpak no Ubuntu ou Linux Mint, pode pular para o Passo 4.
Passo 1 – Instalar e ativar o suporte ao Flatpak no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub, que é onde vamos baixar e instalar o Fondo para seguir com o processo de instalação no Ubuntu, Linux Mint ou derivados:
Passo 3- Agora, precisamos reiniciar o sistema, em seguida, volte neste tutorial e prossiga com a instalação! Para reiniciar você pode utilizar o botão padrão do seu ambiente, ou execute o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do Fondo no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o Fondo no Fedora e derivados!
Para instalar o Fondo no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que o Fedora já vem som suporte ao Flatpak habilitado, então basta executar os comandos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do Fondo no Fedora:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o Fondo no Debian e derivados!
Para instalar o Fondo no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha o Flatpak ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 4, que seria da instalação:
Passo 1 – Instalar o suporte ao Flatpak no Debian:
Passo 2 – Vamos adicionar o repositório do Flathub:
Passo 3 – Reinicie o sistema, você pode fazer isso manualmente utilizando o botão do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – E agora, vamos executar o comando para instalar o Fondo no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o Fondo no CentOS e derivados!
Para instalar o Fondo no CentOS, execute os comandos abaixo. Vale lembrar que assim como o Fedora, o CentOS também vem com suporte ao Flatpak por padrão, então basta seguir os passos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do Fondo no CentOS:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o Fondo no openSUSE e derivados!
Para instalar o Fondo no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Flatpak instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 4:
Passo 1 – Instalar o Flatpak
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub:
Passo 3 – Vamos reiniciar, faça isso usando o botão de reiniciar do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do Fondo no OpenSUSE:
Passo 5 – Comando para executar o Fondo:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Fondo no Linux!