Moneydance é um aplicativo de finanças pessoais para Linux e um dos mais fáceis de usar. Mas, o aplicativo também garante que as suas informações não serão compartilhadas com terceiros, o que garante a privacidade de suas finanças particulares. Hoje, saiba como instalar o Moneydance no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE, utilizando um pacote Snap fornecido pelo projeto oficial.
A ideia central do Moneydance é facilitar a vida de quem precisa de um controle financeiro. E assim, precisa ter controle de suas tarefas financeiras, especialmente em sua conta bancária. Com o Moneydance é possível gerenciar os pagamentos de contas, orçamento, investimentos, multimoedas, e vários relatórios detalhados.
O Moneydance pode baixar automaticamente transações e enviar pagamentos on-line de centenas de instituições financeiras. Ele aprende como categorizar e limpar automaticamente as transações baixadas.
Esta é uma visão geral de suas finanças. As informações mostradas incluem saldos de contas, transações e lembretes futuros e vencidos e informações sobre taxas de câmbio. Ao clicar em uma conta ou escolher uma conta na lista suspensa, você será levado ao registro dessa conta, onde é possível inserir transações ou vincular a conta com um extrato. Ao clicar em um lembrete de transação exibirá uma janela onde você pode registrar automaticamente a transação.
O registro da conta é usado para inserir, editar e excluir transações em uma conta. É visualmente semelhante a um registro de cheques em papel, mas o cálculo dos saldos e a classificação das transações são todos feitos automaticamente. O recurso de preenchimento automático do beneficiário facilita a inserção e a categorização de suas transações.
Você pode programar transações únicas ou recorrentes para nunca perder um pagamento. Quando você estiver em movimento, pode usar o aplicativo móvel Moneydance para inserir ou editar transações e visualizar saldos. As alterações são sincronizadas instantaneamente e com segurança com a área de trabalho. Disponível gratuitamente na loja de aplicativos para seu iPhone, iPad e iPod touch. Agora também disponível gratuitamente para o seu dispositivo Android na Play Store!
Nota: A versão mais recente é beta, no entanto, sem erros ou passividade de instabilidade em sistemas!
Neste tutorial: Saiba como instalar o Moneydance no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!
Instalando o Moneydance no Ubuntu e derivados!
Para instalar o Moneydance no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo:
Instalando o Moneydance no Fedora e derivados!
Para instalar o Moneydance no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Moneydance no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Instalar o pacote de software:
Instalando o Moneydance no Debian e derivados!
Para instalar o Moneydance no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Moneydance no Debian ou derivados:
Passo 2 – Instalação do Software:
Instalando o Moneydance no CentOS e derivados!
Para instalar o Moneydance no CentOS, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar o repositório EPEL. Caso você já tenha o repositório adicionado pule para o passo 2.
Nota:Vale lembrar que uma vez que você adicione o repositório e habilite o suporte ao Snap no CentOS, você não precisará mais fazer isso sempre que for instalar um pacote Snap.
Passo 1 – Adicionar o repositório de software EPEL ao CentOS:
Passo 2 – Instalar o pacote responsável pela compatibilidade com pacotes Snap. Caso você já tenha o suporte habilitado no CentOS para o Snap, pule para o passo 5, o de instalação do Software:
Passo 3 – Habilitar o serviço no sistema:
Passo 4 – Ativar o suporte ao Snap clássico vamos criar um link simbólico:
Passo 5 – Agora, vamos executar o comando para instalar o Moneydance no CentOS ou derivados:
Instalando o Moneydance no openSUSE e derivados!
Para instalar o Moneydance no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Snap instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 5:
Passo 1 – Adicionar repositório:
Para openSUSE 15.0:
Para openSUSE 15.1:
Para openSUSE Tumbleweed:
Nota: Caso você esteja utilizando uma versão diferente das propostas no momento da escrita deste artigo, basta trocar o final do link pela versão correspondente!
Passo 2 – Agora, vamos importar a chave do repositório e em seguida atualizar a nossa fonte de softwares:
Passo 3 – Vamos instalar o Snapd, e em seguida você precisa reiniciar a máquina para poder continuar:
Passo 4 – Agora que você reiniciou a sua máquina, vamos habilitar e iniciar o serviço do Snap, a partir de agora, sempre que você precisar instalar um pacote Snap, basta ir direto para o comando de instalação:
Caso você esteja usando a versão Tumbleweed, execute o comando abaixo:
Passo 5 – E por fim, execute o comando de instalação do Moneydance:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Moneydance no Linux!