Não é nenhuma novidade que a Apple vem inovando muito menos com seus produtos “revolucionários” do que antes. Então fica a dúvida: seria o iPadOS – o futuro do passado?
Olha, confesso que sou um aderente dos produtos e serviços da Apple, utilizo um macbook para trabalho e é inclusive através dele que estou escrevendo esta matéria.
No entanto, sinceramente, depois de todos esses anos de produtos sendo atualizados, problemas com aquecimento, teclados que não duram o prometido e baterias que viciam tão rápido quanto a luz, fica difícil de defender a maçã.
Pois bem, em seu evento WWDC19 a Apple trouxe um conjunto massivo de “novidades”. Então, a que mais me chamou atenção foi o iPadOS, o mais novo sitema para iPad’s.
Portanto, nesse caso o iPadOS é tudo de bom né? Não, e há razões para não ser mas antes de cairmos as pauladas vamos aos afagos.
Slide Over e Split View
Basicamente é possível fazer tudo que já era feito antes, porém agora (pasmem) de um jeito muito melhor.
É possível abrir janelas do mesmo app e utiliza-lo lado a lado, tão qual é possível abrir mais de uma estância desse app.
Mas a cereja do bolo é que assim como no macOS, você poderá saber quantas estâncias daquele app que está utilizando estão abertas.
Nova Mesa
Bom, agora na sua “home screen” cabem mais ícones e é possível adicionar widgets tal qual o painel de configurações foi movido para o canto superior direito para mais “fácil usabilidade”.
Apple Pencil
O que já era bom ficou ainda melhor. Essa sem dúvida foi a que recebeu mais atenção, tendo seus níveis de pressão ainda mais refinados para uma melhor experiência na produção de designs tal qual desenhos vetoriais, pintura e outros tipos de ilustrações.
Text Editing
Apesar do titúlo a novidade mesmo veio para os getos. Agora é possível ter mais precisão na hora de selecionar o texto ou área do texto através do touch.
Também é possível copiar o texto selecionado com três dedos realizando o gesto em formato de pinça.
Essas e outras novidades podem ser conferidas aqui.
Outras características que nos levam a refletir: iPadOS – o futuro do passado?
Pois bem, além do “Dark Mode” no iOS e iPadOS e gestos no teclado a Apple ofereceu outras novidades. É o caso do seu novo rala-, macPro e seu acompanhante de luxo Apple Pro Display XDR.
E obviamente a grande maioria de nós não poderá ter acesso. É que seu preço, a depender das configurações escolhidas, pode chegar a incríveis 660 mil reais.
Mas vamos lá, o que sinceramente a Apple está pensando? Novidades como Dark Mode já haviam sido implementadas pela Huawei, Samsung, Xiaomi e agora pela Google. Não preciso nem comentar na possibilidade de digitação por swipe.
Widgets na home screen? Puff…
Confesso que a cada dia que passa fica mais e mais difícil entender qual rumo a Apple pretende tomar com seus produtos. Seja como for não vejo possibilidade de fazer uma matéria defendendo falsas inovações que custam um absurdo.
Por ora, o que podemos ter certeza é de que não veremos muitas outras novidades por parte da Apple para os próximos anos.
PS: Agora também é possível utilizar mouse e outros periféricos como USB no iPad Pro.