Linux Kernel 6.5 vs Linux Kernel 6.6: conheça as principais diferenças entre as versões

Linux Kernel 6.5 vs Linux Kernel 6.6: conheça as principais diferenças entre as versões

O Linux Kernel é o núcleo do sistema operacional Linux, responsável por gerenciar os recursos do hardware, executar os programas e prover uma interface para os usuários. O Linux Kernel é atualizado constantemente pelos desenvolvedores, que adicionam novas funcionalidades, corrigem bugs e melhoram o desempenho.

Neste post, vamos comparar as diferenças entre as versões 6.5 e 6.6 do Linux Kernel, que foram lançadas em 2023 e 2024, respectivamente. Essas versões fazem parte da série 6.x do Linux Kernel, que iniciou em 2022 com a versão 6.0. Se você estiver utilizando o Ubuntu, temos um tutorial sobre como instalar o Linux Kernel 6.5 no Ubuntu e derivados.

As principais diferenças entre as versões 6.5 e 6.6 são:

  • Suporte a novos dispositivos e drivers: A versão 6.5 adicionou suporte a vários dispositivos e drivers, como placas de vídeo AMD Radeon RX 7000, placas de rede Intel I225, sensores de temperatura NCT6687 e NCT6798, controladores USB Renesas uPD720201 e uPD720202, entre outros. A versão 6.6 também trouxe novos suportes, como placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4000, placas de rede Broadcom BCM574xx e BCM575xx, sensores de temperatura NCT6683 e NCT6797, controladores USB ASMedia ASM3242 e ASM3244, entre outros.
  • Melhorias no sistema de arquivos: A versão 6.5 introduziu melhorias no sistema de arquivos Btrfs, como a compactação Zstd por padrão, a verificação de integridade dos metadados, a otimização do balanceamento e a redução do consumo de memória. A versão 6.6 também aprimorou o sistema de arquivos Btrfs, como a implementação do suporte a snapshots incrementais, a melhoria da performance de escrita e leitura, a correção de vários bugs e a adição de novas opções de montagem.
  • Aumento da segurança: A versão 6.5 aumentou a segurança do Linux Kernel com a implementação do Landlock LSM (Linux Security Module), que permite aos processos criar suas próprias regras de acesso aos recursos do sistema, como arquivos, redes e memória. A versão 6.6 também reforçou a segurança do Linux Kernel com a introdução do KRSI (Kernel Runtime Security Instrumentation), que permite aos administradores aplicar políticas de segurança personalizadas aos processos usando o framework BPF (Berkeley Packet Filter).

Essas são algumas das diferenças entre as versões 6.5 e 6.6 do Linux Kernel. Para saber mais sobre essas e outras mudanças, você pode consultar os links abaixo:

: https://kernelnewbies.org/Linux_6.5
: https://kernelnewbies.org/Linux_6.6

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.