A Agência Espacial Européia (ESA) lançou uma atualização que trará grandes melhorias para a nave espacial Mars Express que orbita Marte. A nave espacial Mars receberá uma atualização do Windows 98, que promete deixar o sistema 5x melhor.
A nave espacial Mars Express
A missão de exploração espacial Mars Express conduzida pela Agência Espacial Europeia foi lançada em 2 de junho de 2003 e, desde então, o orbitador vem explorando a superfície do Planeta Vermelho de cima. O orbitador opera há mais de 19 anos e usa seu instrumento Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding (MARSIS) para refletir ondas de rádio de baixa frequência da superfície de Marte para ver o que está abaixo.
Os pesquisadores querem encontrar água subterrânea e quaisquer mudanças atmosféricas em Marte. O instrumento MARSIS é uma antena de 130 pés que pode ver até 3 milhas abaixo da superfície do planeta. O instrumento foi construído no Windows 98 e, de acordo com a ESA, a próxima atualização de software melhorará drasticamente o desempenho da antena, pois aumentará a recepção do sinal, o processamento de dados a bordo e aumentará a consistência dos dados enviados de volta à Terra.
Carlo Nenna, engenheiro de software da Enginium que está ajudando a ESA com a atualização. disse que eles enfrentaram “vários desafios para melhorar o desempenho do MARSIS. Até porque o software MARSIS foi originalmente projetado há mais de 20 anos, usando um ambiente de desenvolvimento baseado no Microsoft Windows 98!”.
A atualização
A grande atualização permitirá que os pesquisadores mantenham o instrumento MARSIS ligado por cinco vezes mais, além de aumentar a área que o orbitador pode escanear, o que significa que o orbitador agora poderá explorar áreas maiores mais rapidamente.
O Mars Express é operado pela ESA e pelo Instituto Nacional de Astrofísica (INAF), e de acordo com Andrea Cicchetti, gerente de operações do MARSIS no INAF, a próxima atualização é como “ter um novo instrumento a bordo do Mars Express quase 20 anos depois lançamento”.
A ESA não especificou qual versão do Windows o orbitador Mars Express estará recebendo, mas pode-se supor que não será o Windows 11, especialmente levando em consideração a idade do hardware a bordo. A atualização “permitirá ver sob as superfícies de Marte e sua lua Fobos com mais detalhes do que nunca”, de acordo com a ESA;
Felizmente, com essas e outras melhorias que estão por vir, os pesquisadores poderão localizar rapidamente regiões de Marte que têm uma abundância de água abaixo da superfície, claro, se o planeta realmente tiver água.