Hoje o SUSE Linux Enterprise é muito mais que um sistema operacional, pois contém poderosas ferramentas para gestão de diferentes ativos de TI.
O SempreUpdate esteve no SUSE Expert Days 2019, entrevistando Aslan Ramos – Engenheiro de Vendas da SUSE Brasil e SAP Champion para a America Latina. Conjuntamente, ele está liderando as iniciativas do openSUSE principalmente no Brasil.
As vantagens e diferenciais do SUSE LINUX Enterprise
O SUSE Enterprise proporciona as empresas uma facilidade de gerenciamento e administração dos servidores através de ferramentas user friendly.
Consequentemente, estas ferramentas proporcionam um aumento na adoção do SUSE por partes empresas e na diminuição dos custos de gerenciamento.
Assim, o administrador não necessita utilizar o comando de linha para executar atividades de gerenciamento, como é muitas vezes necessários em outras plataformas Linux.
O YAST é disponibilizado tanto no SUSE LINUX Enterprise para servidores, como também na distribuição livre denominada openSUSE.
SUSE Package HUB, permite que o administrador ter acesso a vários pacotes da comunidade dentro de uma instalação enterprise.
A solução SUSE MANAGER permite gerenciar uma parque de inúmeros servidores e sistema operacionais, o que simplifica e diminui o tempo de custo de implementação, instalação e gerencial de ambientes desde o mais simples até o mais complexos. Além, de mais liberdade para as empresas gerenciar seu parque de TI.
Segundo Aslan, o SUSE Linux Enterprise através de suas alianças estratégicas, está preparada para o mundo cloud. Por consequência, permite que as aplicações locais possam ser migradas facilmente para o cloud.
Além disso, ser uma plataforma robusta e homologada SAP. Portanto, permitindo redução de custos de TI.
Como está o movimento do openSUSE no Brasil ?
Primeiramente, temos que enfatizar que o openSUSE tem as mesmas ferramentas encontradas da versão Enterprise, inclusive mantendo o mesmo versionamento.
Hoje, é possível migrar e/ou atualizar a versão open para a enterprise sem parar o ambiente. Desta maneira, o cliente pode executar a versão open em ambiente de homologação e migrar para a versão enterprise em produção.
Ressaltamos o SUSE Package HUB, ele está disponível na lista de Extensões e Módulos Disponíveis. Ele está disponível sem nenhuma taxa adicional. Ele oferece um amplo conjunto de pacotes de comunidade adicionais para o SUSE Linux Enterprise, que podem ser facilmente instalados, mas não são suportados pela SUSE.
Há mais informações disponíveis sobre o SUSE Package Hub e como contribuir em https://packagehub.suse.com/
OpenSUSE permite as pequenas empresas possam começar suas iniciativas com custos reduzidos. Por conseguinte, a medida que as empresas crescem, possa migrar para a versão enterprise, a custos muito reduzidos e sem risco.
Diante de tudo que foi exposto neste artigo, a empresa SUSE está pronta para atender às necessidades de nosso mercado.
Mais notícias sobre a SUSE e suas soluções no Brasil, segue abaixo mais notícias.
Entrevista com VP na América Latina da SUSE
Abraços a todos.