OpenZFS 2.2-rc5 lançado com melhoras e compatibilidade com o Linux 6.5

OpenZFS 2.2-rc5 lançado com melhoras e compatibilidade com o Linux 6.5

O projeto OpenZFS anunciou a quinta versão candidata do OpenZFS 2.2, o sistema de arquivos avançado e gerenciador de volumes para Linux e FreeBSD. O OpenZFS 2.2-rc5 traz várias melhorias e correções em relação ao rc4, que foi lançado em agosto.

Entre as novidades do OpenZFS 2.2-rc5, estão:

  • Suporte para o recurso de compressão zstd em pools ZFS criados com versão 5000 ou superior. A compressão zstd oferece um bom equilíbrio entre taxa de compressão e desempenho, podendo reduzir o espaço ocupado pelos dados e melhorar a velocidade de leitura e escrita.
  • Suporte para o recurso de criptografia nativa em pools ZFS criados com versão 5000 ou superior. A criptografia nativa permite proteger os dados armazenados no ZFS com uma chave mestra, que pode ser armazenada localmente ou em um servidor remoto. A criptografia nativa também suporta a mudança de chave sem a necessidade de recriar o pool ou os conjuntos de dados.
  • Suporte para o recurso de espelhamento especial em pools ZFS criados com versão 5000 ou superior. O espelhamento especial permite usar um dispositivo de armazenamento mais rápido, como um SSD, para armazenar os metadados do ZFS, melhorando o desempenho geral do sistema de arquivos.
  • Correções de bugs e melhorias de estabilidade, incluindo a correção de um problema que causava corrupção de dados em alguns casos de uso do recurso de deduplicação.

O OpenZFS 2.2-rc5 é uma versão de teste e não é recomendada para uso em ambientes de produção. Os usuários interessados em testar o OpenZFS 2.2-rc5 podem baixar os pacotes binários ou o código-fonte no site oficial do projeto.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.