O Git é o controle de versão mais conhecido do mundo, possuindo vários Git Clients para facilitar o processo de versionamento. Assim, podemos afirmar que ele é versátil, confiável e maduro.
O Git pode ser aplicado tanto para projetos simples até os mais complexos, inclusive para versionar a escrita de um livro. Mas, quando você precisa lidar com projeto grandes, milhares de commits e gerenciar dezenas de pessoas, ele se torna demorado e difícil de utilizar.
Sendo assim, existe soluções gráficas interessante, para aumentar a produtividade e facilitar o gerenciamento do projeto. Portanto, conheça os melhores Git Clients para Linux.
Git Clients
GitKraken
Este é um dos melhores client Git que existe. Ele é Multiplataforma e utilizado por mais de 1 Milhão de pessoas, com diversos recursos e uma ótima interface de usuário.
Destaques
- Gráficos de confirmação personalizáveis;
- Excelente desempenho para arquivos grandes;
- Para correções, opções rápidas de desfazer e refazer;
- Vários perfis suportados.
Ungit
Desenvolvido em JavaScript, ele possui um melhor desempenho juntamente com a sua operação simples e interface intuitiva. Para seu funcionamento, se faz necessário ter o node.js >= v6.11 instalado em seu sistema.
Destaques
- Interface gráfica limpa, clara e de fácil utilização;
- Integração com Gerrit, através de plugin;
- Baseado na web, o que significa que você pode executá-lo na sua máquina de shell cloud e usar a interface do seu navegador.
Git Cola
Já este possui um visual mais simples, podendo ser dividido em 4 painéis para navegação. Não possui tantas funções incrementais, mas o padrão oferecido pelo Git, funciona muito bem.
Destaques
- Suporte a vários subcomandos;
- Facilmente configurável em vários sistemas;
- Configuração das janelas altamente personalizáveis.
Gitg
Inicialmente feito para ambiente Gnome, também estando disponível para Windows. Possui uma integração fantástica para tal interface.
Destaques
- Pesquisa de tags e ramos;
- Ajuda para encontrar qualquer histórico rapidamente;
- Logo, possui interface clara e objetiva.
Magit
Funciona como um plugin do editor de texto Emacs. Pode ser instalado em qualquer plataforma, com suporte ao editor. Da mesma forma, ele aprimora cada comando do Git.
Destaques
- Portanto, pode trabalhar com muitos provedores Git;
- Ideal para usuários que preferem terminal;
- Simplificação de comandos e aprimoramento de sintaxe.
Você pode ver as melhorias na nova atualização do Git. Nela foram implementadas melhorias para grandes repositórios e novos formato para visualização de datas dos commits.