Paixão Nacional: o NFT chega ao futebol do Brasil

paixao-nacional-o-nft-chega-ao-futebol-do-brasil

O futebol é uma paixão do brasileiro, que tende a estender a experiência do esporte para os programas de televisão, sites e jogos online. Agora, a tecnologia de NFT chega ao futebol brasileiro trazendo inovações.

Que o brasileiro é doido por futebol, isto não é novidade nenhuma. Além de acompanhar os jogos do seu time do coração, o brasileiro acompanha jogos dos rivais, assiste programas ou ouve podcasts sobre o assunto e procura o futebol também em outras plataformas, como os jogos online.

O brasileiro se mostrou viciado nos jogos virtuais de console, PC e smartphone, onde é possível montar seu time, gerenciar e jogar os campeonatos do mundo todo.

Além disso, os amantes de futebol se encantaram com outra atividade que envolve o esporte: a aposta esportiva online. Além da diversão, as casas de apostas permitem que os torcedores apostem dinheiro em resultados das partidas e dos campeonatos, com grandes chances de lucros.

Mas uma nova tecnologia está chegando ao futebol brasileiro e já está se tornando febre: o NFT. Veja como os times brasileiros estão utilizando esta novidade.

O que é NFT?

Sigla para non-fungible token, ou token não fungível em tradução livre, o NFT basicamente serve como a identidade de um item digital, que assegura a autenticidade daquele item. A compra de um NFT garante a exclusividade a seu comprador, sendo único.

Um token é um ativo digital que é registrado, não fungível entende-se que não pode ser substituído nem copiado. Por isso, os NFTs são ativos digitais únicos e podem ter um papel similar à criptomoedas.

A diferença entre os NFTs e as criptomoedas está justamente na exclusividade. Você pode trocar uma unidade de Bitcoin por outra unidade e o valor será o mesmo. Já o NFT não possui unidade substituível, nem cópias do mesmo ativo, tornando cada NFT exclusivo e único. Os NFTs, inclusive, são negociados e cotados por criptomoedas.

Qual a relação dos NFTs com os jogos online?

Notou-se que o mercado dos jogos é um dos campos mais promissores para o uso da tecnologia de NFT, pois seu público, geralmente, procura por exclusividade.

A possibilidade de ser o único jogador do mundo com um determinado personagem ou equipamento é algo que atrai milhões de jogadores aos jogos NFT. É uma diferenciação, pois nenhuma outra pessoa terá aquilo que você tem, a não ser que você o venda.

Depois de criado, o desenvolvedor do NFT não pode alterar nenhuma de suas características, tornando-o um item exclusivo e raro, com alto potencial de venda.

Os jogos que utilizam a tecnologia NFT funcionam em dois métodos: “play to earn” e “in game”, jogue para ganhar e dentro do jogo, respectivamente.

O método “play to earn” é um dos mais populares e paga ao jogador enquanto ele joga. Ou seja, quanto mais jogar, mais ganha. Neste método, os jogos podem pagar em criptomoedas aos jogadores. No método “in game”, o jogador pode ganhar um item NFT a cada fase que passa.

Para ambos os métodos, o jogador precisa adquirir um personagem em NFT para acessar o jogo. Normalmente, os jogos mais famosos exigem um investimento inicial maior, mas ambos os métodos podem trazer muito lucro, fazendo as pessoas enxergarem os jogos NFT como investimento.

O NFT no Futebol Brasileiro

Os clubes de futebol mundial já enxergaram as possibilidades de renda do NFT e no Brasil não seria diferente. Times como o Corinthians e Atlético Mineiro já lançaram sua plataforma de NFTs no Brasil.

Basicamente, os NFTs dos times de futebol comercializam “cards” com as imagens de jogadores, sendo cada cartão único e colecionável. Os cards são produzidos em quantidade limitada e podem ser utilizados em games como o Cartola, por exemplo.

Os NFTs podem sofrer variação de preço, mas a tendência é que se valorizem daqui para frente, fazendo com que o comprador obtenha lucro caso queira vender seu item. Os times ficam com uma parte da venda de cada NFT.

Além disso, já existem diversos jogos com a temática de futebol que funcionam com a tecnologia NFT disponíveis no mundo. Um dos jogos mais esperados do ano, o Meta Soccer, movimentou milhões de dólares antes mesmo de seu lançamento. O jogo é desenvolvido com o método “play to earn”, colocando o jogador como dono do time, gestor ou até treinador da equipe.

Então, gostou de saber mais sobre jogos NFT? Você jogaria investindo dinheiro?

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.