Pesquisadores desenvolvem software capaz de ler pensamentos

Pesquisadores desenvolvem software capaz de ler pensamentos

Quando os pesquisadores financiados pela DARPA, o braço de financiamento do Pentágono para tecnologia de ponta, começam a falar sobre inteligência social de máquinas, é motivo de grande preocupação. Liderada pela Universidade Carnegie Mellon, que é especializada em robótica e uma potência da IA, uma equipe de pesquisadores está trabalhando para criar agentes artificialmente inteligentes com uma habilidade social magistral: a capacidade de interpretar os pensamentos de uma pessoa a partir de suas ações.

Ok, então isso pode não ser tão sinistro quanto parece, pelo menos nesse estágio inicial. Afinal, os seres humanos são instrumentos mais delicados quando se trata de interpretar humores e pensamentos a partir de pistas sutis, como linguagem corporal, padrões de fala e escolha de palavras e movimento dos olhos. Os emocionalmente inteligentes entre nós são muito bons em saber quando devemos calar a boca porque a pessoa com quem estamos falando perdeu o interesse, por exemplo.

Porém, as máquinas precisam de ajuda. A inteligência social é uma enorme área de pesquisa em uma variedade de campos de engenharia. Robôs socialmente inteligentes, como o Pepper, do Softbank, têm entretido repórteres e clientes com brincadeiras e uma capacidade assustadora de responder adequadamente a sinais emocionais como tristeza e tédio. Do mesmo modo, há uma corrida lenta para trazer inteligência emocional à publicidade, monitorando amostras de reações do público via web cams. Talvez um dia, em breve, o estado de vigilância e os negócios de outdoors se juntem, levando a anúncios personalizados para o seu humor.

Pesquisadores desenvolvem software capaz de ler pensamentos

O complexo industrial de defesa tem prioridades diferentes quando se trata de radiografar o que está acontecendo dentro das cabeças dos humanos. O objetivo declarado da pesquisa da DARPA, liderada pela CMU, é usar a inteligência social da máquina para ajudar as equipes de humanos e máquinas a trabalharem juntas com segurança, eficiência e produtividade. A ideia, portanto, é desenvolver agentes de software com inteligência emocional, programas autônomos que possam perceber seu ambiente e tomar decisões. Além da equipe da CMU, o projeto de US $ 6,6 milhões inclui especialistas em comportamentos humanos e neurocientistas da Universidade de Pittsburgh e Northrop Grumman.

A idéia é que a máquina tente inferir o que as pessoas pensam com base em seu comportamento, disse Katia Sycara, do Instituto de Robótica da CMU, professora de pesquisa que passou décadas desenvolvendo agentes de software.  A pessoa está confusa? Prestando atenção ao que é necessário? Estão sobrecarregados?  Em alguns casos, o agente de software pode até determinar que um colega de equipe está cometendo erros por causa de informações erradas ou falta de treinamento, continuou ela.

Além de Sycara, a equipe inclui três investigadores principais: Changliu Liu, professor assistente no Instituto de Robótica; Michael Lewis, professor da Escola de Computação e Informação de Pitt; e Ryan McKendrick, um cientista cognitivo da Northrop Grumman.

A DARPA está patrocinando o projeto por meio do seu programa ASIST (Inteligência Social Social para Equipes de Sucesso).

ZDNet

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