Por que os navegadores estão abandonando o Flash?

Por que os navegadores estão abandonando o Flash?
Imagem reprodução: OsKaras

Não é novidade que o Adobe Flash está saindo. Os principais navegadores têm lentamente puxado o suporte há anos, e a própria Adobe anunciou que interromperia o desenvolvimento e o suporte em dezembro de 2020, o que reflete nos navegadores, que estão abandonando o Flash de forma transparente.

Isso significa que, no próximo ano, praticamente nenhum navegador convencional poderá acessar o conteúdo em Flash na Web. Sem vídeos, jogos, sites antigos em Flash, nada.

Então, por que exatamente isso está acontecendo, qual é a linha do tempo e o que você faz se realmente precisar acessar algum tipo de conteúdo em flash mais tarde?

Por que o Flash está indo embora?

Por que os navegadores estão abandonando o Flash?

O Flash já foi o padrão para vídeos, jogos e outros conteúdos da Web, mas é terrivelmente vulnerável a explorações, graças à maneira como usa memória e outros problemas.

Outra questão é a dificuldade de integração com a tecnologia móvel devido à tendência de sugar energia e à falta de suporte no iOS e no Android.

Manter um pedaço de software principalmente para desktop com mais buracos do que um coador de espaguete remendado e meio que seguro é, como você pode imaginar, uma espécie de dor de cabeça.

Depois que outros padrões, como HTML5 e WebGL, se tornaram mais funcionais e com amplo suporte em computadores e dispositivos móveis, os dias do Flash foram contados.

Navegadores estão abandonando o Flash, mas ele deixará de funcionar?

Atualmente, a maioria dos navegadores permite acessar o conteúdo do Flash caso a caso, aprovando-o manualmente, mas mesmo essa opção desaparecerá no próximo ano.

Exatamente quando isso acontecerá, depende do navegador que você está usando, pois todos anunciaram prazos diferentes para remover o suporte ao Flash, mas se tudo correr conforme o planejado, qualquer conteúdo em Flash deixado na Internet ficará praticamente inacessível até o final de 2020.

Aqui está a programação geral:

  • Início de 2020: o Firefox removerá completamente o suporte ao Flash das versões para consumidores.
  • Dezembro de 2020: a Adobe não atualizará mais o Flash nem o oferecerá para download.
  • Dezembro de 2020: o Chrome e a maioria dos navegadores baseados em Chromium (incluindo o Microsoft Edge) removerão todo o suporte ao Flash.

Ainda poderei acessar o conteúdo em Flash?

Após 2020, o acesso a qualquer conteúdo em Flash restante na Web ainda será possível, mas será necessário algum trabalho.

Navegadores atualizados não poderão carregar o Flash, mas fãs desesperados de Flash podem usar uma versão mais antiga de um navegador, impedi-lo de atualizar automaticamente e usá-lo apenas para conteúdo em Flash.

Obviamente, isso vem com seus próprios problemas de segurança, faça isso por seu próprio risco e tome precauções como executá-lo em uma sandbox e visitar apenas sites em que você confia.

Como alternativa, ainda pode haver navegadores por aí (forks do Firefox/Chromium) que optam por continuar executando o Flash de alguma forma, portanto, encontrar um deles também pode ajudar.

Obviamente, com o Flash efetivamente fora da Web, os sites que oferecem conteúdo baseado em Flash podem não estar disponíveis por muito tempo; portanto, se houver algo que você realmente queira salvar, será necessário fazer o download do arquivo Flash (SWF) e usar uma área de trabalho.

Flash player (como o SWF File Player) para abri-lo. Essa abordagem pode ser demorada e técnica, se você estiver tentando salvar todo o seu conteúdo favorito.

Por que os navegadores estão abandonando o Flash?

A última e melhor opção que você provavelmente encontrará para acessar esse material é o Flashpoint, que é um projeto em andamento para arquivar e distribuir o conteúdo em Flash da Web.

Milhares de jogos e animações já foram catalogados e estão disponíveis para você baixar e jogar como quiser, então é bom que você nem precise voltar manualmente ao backup do jogo que temia que desaparecesse.

Se algo não estiver na lista de conteúdo deles, você sempre poderá contribuir com a comunidade e adicioná-lo você mesmo.

Um Flash na panela

Estima-se que apenas uma pequena porcentagem da Web use Flash (o Google estima que cerca de 17% dos usuários veem uma parte do conteúdo em Flash todos os dias); portanto, você provavelmente não notará uma grande diferença na sua navegação diária.

Muitos conteúdos baseados em Flash já foram atualizados para usar um padrão moderno como HTML5, WebGL ou Unity, e qualquer site que deseje continuar oferecendo seu conteúdo após 2020 precisará garantir isso.

Se houver algum conteúdo em Flash ao qual você esteja especialmente conectado, agora é a hora de garantir que ele permaneça por perto porque os navegadores estão abandonando o uso do Flash.

Fonte: MakeTechEasier

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile