Requisitos de sistema do Ubuntu Linux

requisitos-de-sistema-do-ubuntu-20-04-lts

Todos sabemos que atualmente a maioria das distribuições Linux estão migrando definitivamente para a arquitetura de 64 bits, e assim, os velhos computadores de 32 bits estão perdendo além do suporte, espaço. Então, agora é hora de observar que a medida que os sistemas são lançados os requisitos também sofrem alterações com o tempo. Hoje vamos falar sobre os requisitos mínimos de sistema do Ubuntu Linux. Estes requisitos já estão atualizados o ano de 2021 e não deve ocorrer alterações até então, havendo vamos atualizar o post.

No entanto, se você só quer mesmo saber o que você precisa ter em seu computador para rodar o Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 20.10 nas próximas linhas deste artigo vamos dar algumas dicas. Por ora, os requisitos de sistema, que é a quantidade RAM, espaço em disco e até placa de vídeo, não foram alterados pela Canonical até o momento.

Requisitos de sistema do Ubuntu 20.04 LTS ou Ubuntu 20.10

Para que você possa instalar e usar o Ubuntu 20.04 LTS ou Ubuntu 20.10 de forma adequada é preciso que a máquina tenha os seguintes requisitos mínimos:

  • Processador dual core de 2 GHz ou superior
  • 2 GB de memória RAM
  • 25 GB de espaço livre no disco rígido
  • Uma unidade de DVD ou uma porta USB que o Ubuntu 20.04 LTS possa ser instalado
  • Acesso à Internet é importante

Ressaltamos que as informações acima garante um desempenho mínimo, se você vai usar o Ubuntu para edição de imagens, vídeos e outras atividades que exigem processamento e memória estes requisitos de sistema não vão conseguir atender as suas expectativas.

Para atividades mais pesadas é preciso ter no mínimo core i5 ou superior ou processador equivalente AMD, bem como no 6GB de RAM ou mais e um boa placa de vídeo. Lembre-se que o sistema vai consumir os recursos então imaginemos uma reserva dos recursos iniciais básicos que foram apresentados e em seguida os recursos que o nosso programa vai precisar. Uma placa de vídeo com memória dedicada fará todo diferencial.

No entanto, se você vai usar o Ubuntu 20.04 LTS ou Ubuntu 20.10 somente para atividades do cotidiano como ver vídeos, navegar pela internet, ouvir músicas e utilizar a suíte de escritório, os requisitos mínimos de sistema podem atender, mas evite abrir trocentas abas do navegador ao mesmo tempo, ou várias aplicações, isso vai consumir recursos e você vai ter um sistema lento e travando porque é óbvio que isso venha ocorrer.

E por fim, e não menos importante, o Ubuntu 20.04 LTS tem suporte até o ano de 2024, mas você pode estender este tempo de suporte com o serviço de ESM da Canonical que pode deixar o sistema com vida até o ano de 2030. E não precisa coçar a cabeça, nós fizemos um artigo onde falamos sobre a novidade que a Canonical lança ESM para o Ubuntu LTS, atualizações do Ubuntu por mais tempo.

Já o Ubuntu 20.10 possui suporte por 9 meses. Sendo assim, essa versão com suporte por menor tempo é ideal para quem quer aproveitar as últimas novidades do Ubuntu. E a primeira, a LTS, é ideal para quem quer mesmo ter uma estabilidade maior em seu ambiente.

Agora, se você quer saber a nossa opinião sobre o Ubuntu 20.04 LTS, neste caso você pode conferir um outro artigo que fizemos o Review do Ubuntu 20.04 LTS confira nossa avaliação.

Quer tirar dúvidas, compartilhar conhecimento ou apenas fazer parte de um grupo aonde o assunto é GNU/Linux? Então convidamos você para fazer do nosso grupo no Telegram, já somos mais de 5000 pessoas, clique no link abaixo ou busque no Telegram por @sitesempreupdate.

Entrar para o Grupo SempreUPdate

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.