Linux travando: saiba o que fazer quando o Linux trava

como-corrigir-erro-rust-no-linux-linker-cc-not-found

Neste artigo, vamos aprender algumas teclas de emergência do Linux. Sabemos que os sistemas Linux não estão a salvo de travamentos. Então é bom conhecer o que fazer quando ocorre essa situação, pois não queremos danificar o nosso sistema. O grande problema sobre o travamento em sistemas Linux é que alguns vão direto no botão físico e reiniciar o computador. Mas, a verdade é que ao fazer a reinicialização forçada você assume o risco de perder dados e até corromper o sistema.

Travamento em sistemas Linux

Apesar de os sistemas Linux terem uma excelente otimização, os motivos que levam um sistema Linux travar são diversos. Em sua maioria, pode ser causado por falhas no disco rígido, especialmente se ele ainda for SATA ou IDE, e também aplicativos de terceiros. Mesmo os sistemas Linux terem um baixo percentual de fragmentação de dados, ao contrário do Windows, ter um bom sistema de arquivos que reduza ainda mais as fragmentações de dados no Linux é primordial.

Além disso, não tente usar um disco rígido que você sabe que já não está tão bom. Saiba que o Linux consegue mapear unidades e isolar os locais do disco rígido que estão com problemas, mas haverá um momento em que isso não será mais possível e a troca será inevitável. Já os aplicativos de terceiros, são aqueles que estão fora do repositório oficial da sua distribuição. Assim, você pode estar instalando um programa que não foi testado especificamente para a sua distribuição Linux ou para a versão do ambiente gráfico em uso.

Desta forma, poderá ocorrer travamentos no Linux, não por culpa do sistema, mas devido a algumas questões de compatibilidade. Por isso, se possível, sempre instale aplicativos partir dos repositórios oficiais, isso garante uma maior estabilidade do sistema evitando o temido congelamento de tela no Linux.

Linux travando por problemas no disco rígido ou ambiente gráfico

Se por algum motivo a sua distribuição Linux estiver travando e você fique sem acesso à área gráfica, vamos te ajudar. Primeiro verifique se não há nenhum componente esquentando demais, especialmente o processador. Se usa muito o computador, sempre faça verificações na parte física.

  • Limpe mensalmente o seu computador, remova poeiras
  • Verifique o dissipador de calor, se está ajudando no resfriamento ou se você terá que aumentar o número de dissipadores
  • Troque a pasta térmica do processador
  • Verifique a memória RAM

Se tudo estiver bem no PC, no hardware, então o problema pode ser lógico, ou seja, no sistema, então vamos a um pequeno check list para evitar o travamento em sistemas Linux:

  • Tenha sempre um local onde você possa consultar o que anda instalando no sistema
  • Evite aplicativos que utilizam muito java, especialmente se o seu computador tiver uma capacidade de processamento baixo
  • Remova aplicativos em fase de testes
  • Atualize o seu sistema, às vezes o aplicativo que você instalou depende de alguma atualização que ainda não foi instalada por você através da atualização sistêmica.

Por fim, não saia instalando tudo o que você descobre pela frente. Há pessoas que acumulam até aplicativos achando que um dia vai precisar, mas a verdade é que caso precise eles estarão lá para te ajudar.

Agora que você conhece alguns dos principais motivos que levam os sistemas Linux a travarem, conheça também algumas dicas sobre o que fazer nestas horas.

Desligando o computador

A primeira combinação de emergência é usada para sincronizar os discos e desligar o computador instantaneamente, evitando problemas nos sistemas de arquivos. Ela é ideal para quem precisa desligar o computador rapidamente sem danificar seus sistemas de arquivos, ou quando a máquina trava e por qualquer motivo não permite um desligamento natural através do init. Para isso faça o seguinte jogo de teclas:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois a vogal O

Reiniciando o computador

Assim como o Ctrl+Alt+Del do MS-DOS o kernel do Linux também possui uma chamada de emergência que permite reiniciar a máquina, com a vantagem de sincronizar os discos evitando danos no sistema de arquivos. Execute o jogo de teclas:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois B

Sincronizando os discos

Se você acha que a força vai cair e precisa trabalhar até a última hora, mas tem medo de danificar seu sistema de arquivo, poderá sincronizar seus discos de tempos em tempos. Para sincronizar discos em caso de emergência, execute o jogo de teclas:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois S

Segurança

Se por algum motivo algo está ameaçando a segurança do seu sistema, como a execução acidental de um script malicioso como root ou de programa desconhecido, poderá colocar os discos como somente leitura e evitar danos mais sérios. Então, para evitar tal processo, execute o jogo de teclas:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois U

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.