Os problemas por uma falha no Windows continua afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo especialistas, o problema vai durar alguns dias até ser totalmente resolvido. Enquanto isso, os usuários do Linux aproveitam para criticar o sistema da Microsoft. No X, antigo Twitter, há inúmeros memes sobre a falha.
Aeroportos de todo o mundo, inclusive no Brasil, enfrentam atrasos e dificuldades no pouso e decolagem depois do problema detectado em computadores Windows. Por aqui, bancos como o Bradesco enfrentam problemas no funcionamento de aplicativos. Os aeroportos de Viracopos, em Campinas e de Santa Catarina enfrentam grandes filas. Além disso, a falha afetou o funcionamento do Supremo Tribunal Federal.
Usuários do Linux criam memes e criticam falhas no Windows
Em uma nota de suporte na página de interrupção do Azure da Microsoft, a empresa diz que ouviu de clientes que reinicializar máquinas virtuais e PCs várias vezes pode ajudar. “Recebemos feedback de clientes de que várias reinicializações (até 15 foram relatadas) podem ser necessárias, mas o feedback geral é que as reinicializações são uma etapa de solução de problemas eficaz neste estágio”, diz a Microsoft.
Porém, se reiniciar uma máquina 15 vezes não funcionar, a Microsoft recomenda a solução alternativa que muitos administradores de TI têm usado hoje, que envolve a exclusão do driver CrowdStrike defeituoso. No caso das máquinas virtuais do Azure da Microsoft, deve ser mais fácil para os administradores de TI montar um disco e tentar excluir o arquivo defeituoso em vez de ter que inicializar computadores no Modo de Segurança.
Além disso, alguns administradores de TI informam que a reinicialização está realmente corrigindo os problemas. É incrível que uma das piores interrupções globais de TI da história tenha uma correção simples, apenas desligando e ligando novamente.