in

LinuxCounter: projeto que gerava um número de registro de usuário Linux completa 1 ano fechado!

Quem registrou, registrou, quem não vai ficar na vontade!

O linuxcounter era o único e principal contador de usuários linux real com a maior base de usuários. O original Linux Counter foi criado por uma organização sem fins lucrativos chamada Linux Counter Project. Esta organização foi criada em 01 de maio de 1999, assumindo o funcionamento do balcão de Harald Tveit Alvestrand, que foi executado o projeto desde 1993, Harald Alvestrand era o diretor executivo da organização. Mas, o projeto fechou as portas em 10 de dezembro de 2018, amanhã completa 1 ano sem nenhum substituto.

Ela foi criada como um projeto “for fun” para descobrir quantos usuários do Linux existem em todo o mundo. A idéia básica era que as pessoas fizessem o seu registro como um usuário Linux. Claro que, desta forma você não seria possível contar todos os usuários Linux, como nem todo usuário Linux quis se registrar no site da Linux Counter. Assim, a única maneira de “conhecer” o número de usuários do Linux em todo o mundo, é fazer uma suposição, de preferência um palpite não muito distante do real número de usuários Linux.

Segundo o idealizador do projeto, o fechamento deu-se pelo falta de interesse do usuário em querer fazer seu registro. Vale lembrar que de 1999 até 2011 o projeto estava sob a liderança de Harald, e ainda em 2011 passou o bastão para o Christin Löhner que resolveu reescrever totalmente o código do projeto.

Mas mesmo assim, o projeto não chamou a atenção dos usuários e o último líder resolveu encerrar as atividades do site em 2018. Até hoje, faltando apenas 1 dia para completar 12 meses, nenhum site alternativo surgiu para substituir.

Uma dos divertimentos da numeração gerada pelo site, era saber quem foram os primeiros e os mais recentes, isso era possível devido ao número de algarismo gerado e também através de uma consulta ao site. Mas, a brincadeira acabou, e quem sabe no futuro alguém não resolve fazer algo semelhante.

Você pode acessar o site através de um cache da web, basta clicar AQUI.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como instalar o Pastel Color Tool no Ubuntu

Como instalar o Pastel Color Tool no Ubuntu

Como instalar o StepMania no Linux – Jogo de dança e ritmo

Como instalar o StepMania no Linux – Jogo de dança e ritmo