Take a fresh look at your lifestyle.

Ubuntu facilita atualizações do Kernel

Novidade está presente no Ubuntu 18.04 LTS que sai até o final deste mês. O Live Patching permite instalar e aplicar atualizações críticas de segurança do kernel do Linux sem reiniciar o sistema.

Tem uma boa novidade chegando junto com o novo Ubuntu 18.04 LTS, desenvolvido pela Canonical e que deve ser lançado na versão final dia 26 de abril próximo. De acordo com o site OMG Ubuntu, será muito mais fácil e rápido atualizar o kernel. Vem aí o Live Patching. Assim, ele permite instalar e aplicar atualizações críticas de segurança do kernel do Linux sem reiniciar o sistema. Saiba mais sobre o Live Patching no Ubuntu 18.04 LTS.

Há vantagens no Live Patching?

Então, a resposta é sim. Assim, você pode manter o computador em segurança, com o kernel atualizado. Desta forma, não há qualquer impacto em seu tempo de atividade ou produtividade. Live Patches são muito rápidos. A maioria das correções do kernel se aplica em segundos e sem qualquer interferência no que você esteja fazendo. Também é possível adiar a reinicialização sem atrasar os últimos patches de segurança do kernel do Linux.

Uso em servidores e desktops

Resultado de imagem para Canonical Livepatch Service

Nos servidores Linux, a correção via live kernel é, naturalmente, um grande benefício. Reduz o tempo de inatividade e os custos de manutenção, melhorando a segurança geral e a confiabilidade do serviço. Não é preciso gerenciar servidores e sistemas que precisam estar acessíveis e disponíveis o tempo todo para saber que o live patch é essencial.

Já em relação a desktops, ele pode ser um pouco menos relevante. Você pode adiar a reinicialização sem se preocupar com mais recentes patches de segurança do kernel do Linux. Então, se programado, o live patch vai autualizar automaticamente o kernel.

Porém, existem algumas coisas que os live patches não fazem. Então, não espere instalar e habilitar novos drivers gráficos ou trocar os principais módulos. Ele também não faz uma transição perfeita para um ramo de kernel do Linux totalmente novo. Mesmo assim, é útil o suficiente para valer a pena.

Como ativar o Canonical Livepatch no Ubuntu 18.04 LTS

Você pode fazer uso de live patch no Ubuntu 14.04 LTS e 16.04 LTS, desktop e servidor, através da linha de comando.

canonical kernel live patch option in ubuntu 18.04

Para usuários de desktop, o Ubuntu 18.04 LTS facilita ainda mais a ativação de correções de live kernel no Ubuntu graças à nova opção em Software & Updates:

Não é necessário usar a linha de comando ou buscar um token manualmente. Em vez disso, basta abrir o utilitário ‘Software & Updates’, ir para a aba ‘updates’ e entrar com sua conta do Ubuntu One.

Assim, ao entrar, você obterá automaticamente um “token” que permite usar o serviço gratuitamente. Quando autorizado, basta assinalar a opção ‘Use Canonical live patch to increase security between restarts (Use live patch da Canonical para aumentar a segurança entre as reinicializações)’ e pronto.

Resultado de imagem para Canonical Livepatch Service

Ressalvas

O ‘ Canonical Livepatch Service ‘ é gratuito para usuários de desktop. Porém, apenas 3 máquinas podem ser logadas na mesma conta do Ubuntu One.

Então, para usá-lo em mais de 3 máquinas, por exemplo, bancos de dados corporativos, hosts virtuais/em nuvem e serviços de infra-estrutura em execução no Ubuntu, você terá que entrar em contato com a Canonical sobre como se tornar um cliente do Ubuntu Advantage .

Caso precise de ajuda e suporte, recomendamos entrar em nosso grupo no Telegram. Já somos mais de 1000 usuários que podem ajudá-lo. Tenha o Telegram instalado no seu smartphone ou desktop e busque por @sitesempreupdate. Acompanhe as últimas notícias em nosso canal: @sempreupdate.
Via OMG UBUNTU
Comentários