SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Lumina Desktop 1.4.0 Lançado saiba como instalar

Neste lançamento, o Lumina conta com melhorias e otimizações

O Lumina Desktop vem ganhando espaço entre os tradicionais ambientes, mas agora chegou a hora dos lançamentos dele não ser somente voltado à beleza, mas a leveza correções de erros e até otimizações.

Lumina Desktop é escrito em Qt e atualmente é o desktop padrão do TrueOS, um sistema baseado no BSD, no Lumina é possível encontrar um mistura de Qt seguido pelo FluxBox que gerencia as janelas.

E não se engane pensando que o Lumina Desktop somente é encontrado no mundo BSD, muitas distribuições GNU/Linux como o popular Arch Linux, Fedora e muitas outras distribuições tem disponibilizado o ambiente aos seus usuários.

Mas o que há de novidade no lançamento do Lumina Desktop 1.4.0

Sempre quando temos um lançamento com numeração fechada é nessa hora que as novidades são lançadas. Um dos mais esperados é a melhoria do que eles chamam de mecanismo temático, um conjunto de novos recursos para quem gosta de personalizar, agora esta disponível no novíssimo Lumina Desktop 1.4.0.

Usa PDF? Uma novo visualizador de documentos em PDF foi lançado para o Lumina Desktop, e que recebe o mesmo nome que o ambiente, Lumina PDF, a ideia é ter um visualizador que ao abrir um documento não demore anos luz, para isso eles usaram a biblioteca poppler-qt5.

Pensou que acabou? O Lumina Desktop 1.4.0 agora possui a opção de alterar sons do sistema, login, logout, bateria baixa e muitos outros itens. O gerenciador do Lumina Desktop também recebeu melhoria, agora ele vai carregar os diretórios muito mais rápido que antes, o nome dele é o Lumina-fm, e que por sua vez recebeu uma nova opção de abrir o Lumina-fm como root, basicamente o mesmo recursos disponível no Linux Deepin.

Quer instalar o Lumina Desktop na sua distribuição GNU/Linux?

Há uma lista completa de todas as distribuições que possuem um pacote já disponível para instalação, no site oficial você pode encontrar os pacotes e saber como instalar no TrueOS, Gentoo Linux, Debian Linux, Generic Linux, Arch Linux, Fedora, Manjaro, PCLinuxOS, VoidLinux e muitas outras opções, no caso do Ubuntu a instalação pode ser feita usando uma PPA.

Confira como instalar o Lumina Desktop 1.4.0 nos sistemas GNU/Linux mais populares como Arch Linux, Ubuntu, Fedora, Manjaro Linux, PCLinuxOS, VoidLinux, Gentoo Linux.

Para instalar o Lumina Desktop 1.4.0 no Ubuntu ou derivados, execute o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:samoilov-lex/lumina-desktop
sudo apt-get update
sudo apt install lumina-desktop
No momento da escrita deste artigo, o pacote não está disponível ainda na versão mais recente, o desenvolvedor se comprometeu a atualizar a PPA assim que possível!

Para instalar o Lumina Desktop 1.4.0 no Arch Linux execute os comandos abaixo:

mkdir ~/builds
cd ~/builds
curl -L -O https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/snapshot/lumina-desktop.tar.gz
cd lumina-desktop
makepkg -si

Para instalar o Lumina Desktop 1.4.0 no Fedora, execute os comandos abaixo:

sudo dnf install lumina-desktop
sudo dnf install lumina-fm

Para instalar o Lumina Desktop 1.4.0 no Gentoo Linux, execute os comandos abaixo:

sudo emerge -a x11-wm/lumina

Para instalar o Lumina Desktop no Manjaro Linux, execute o comando abaixo:

sudo pacman -S lumina-desktop

Para instalar o Lumina Desktop 1.4.0 no PCLinuxOS, execute o comando abaixo:

apt-get update && apt-get install lumina-desktop
Todas as instruções acima e também como instalar em outras distribuições utilizando o código fonte do Lumina Desktop, podem ser encontradas no site abaixo, caso você tenha problemas com a instalação, recomendamos buscar auxilio diretamente com o projeto, use um dos links abaixo.

Ajuda da equipe do Lumina Desktop Instalação do Lumina Desktop

Comentários