Music Player Amarok lança versão 3.0 depois de seis anos

Music Player Amarok lança versão 3.0 depois de seis anos

O Music Player Amarok lança versão 3.0 depois de seis anos e vem com algumas novidades, entre elas, o programa do KDE foi portado para o Qt5 e KDE Frameworks 5. A versão anterior do Amarok 2.9 saiu em 2018. Porém, como vimos, mesmo com esse tempo todo, o Amarok ainda tem uma grande desatualização ao não rodar em Qt6 e o recém-lançado KDE Frameworks 6.

Music Player Amarok lança versão 3.0 depois de seis anos

Music Player Amarok lança versão 3.0 depois de seis anos

No entanto, os desenvolvedores do Amarok esperam começar a portar para Qt6 e KF6 nos próximos meses, com potencialmente ter essa atualização mais incremental pronta ainda este ano em forma beta.

Grande parte da portabilidade Qt5/KF5 da Amarok foi concluída há quase uma década. No entanto, o projeto ficou praticamente parado nos últimos anos. Apenas em 2021 tivemos a informação da chegada de uma versão alfa do Amarok 3.0.

Notas de anúncio da versão 3.0 do Amarok:

“Casos de uso comuns devem funcionar muito bem e, além de corrigir regressões relacionadas à porta KF5 relatadas em pré-lançamentos, o 3.0 apresenta muitas correções de bugs e recursos implementados para problemas de longa data, sendo o mais antigo documentado de 2009. No entanto, com mais de 20 anos de história de desenvolvimento, é provável que nem todos os recursos do Amarok tenham sido testados exaustivamente na nova versão, e especificamente alguns serviços de Internet que mudaram sua API nos últimos anos não estão disponíveis, pelo menos por enquanto. Pode ser que colocá-los em melhor estado não exigiria grande esforço, no entanto, se você sabe o seu caminho com Qt e KDE Frameworks e seu serviço de música favorito na Internet não funciona com o Amarok 3.0, você é extremamente bem-vindo para participar e ajudar!

Nos meses seguintes, versões menores contendo pequenas correções e adições, com base em relatórios de bugs e solicitações de recursos recém-relatados e mais antigos, são esperados. O trabalho de portabilidade para o Amarok para o Qt6/KDE Frameworks 6 deve começar nos próximos meses, o objetivo é ter uma versão beta utilizável baseada em Qt6/KF6 ainda em 2024.”

Mesmo com tanta demora, é uma boa notícia termos a chegada do Amarok 3.0 antes do também demorado Gimp 3.0. Fica a esperança de que a mudança para Qt6 e KF6 seja mais tranquila e rápida.