in

Mageia 8 promete melhor suporte para sistemas AMD e NVIDIA

Lançamento da Mageia 8 inverte a AMDGPU para GPUs GCN mais antigas e tem melhor suporte ARM

A equipe de desenvolvimento da Mageia lançou recentemente a primeira versão RC (Release Candidate) do próximo sistema operacional Mageia 8, uma versão principal que promete melhor suporte de hardware para sistemas AMD e NVIDIA.

O Mageia 8 Release Candidate vem seis meses após a primeira versão beta e vem com um kernel mais novo do kernel Linux 5.10 LTS por padrão, oferecendo assim melhor suporte para hardware recente.

Mais importante, este novo lançamento de desenvolvimento abre caminho para um melhor suporte para sistemas AMD e NVIDIA. Para conseguir isso, a equipe de desenvolvimento habilitou o driver gráfico de código aberto AMDGPU mais recente por padrão para placas de vídeo AMD baseadas na família Southern Islands, como Cabo Verde, Hainan, Oland, Pitcairn e Tahiti, bem como a família Sea Islands, incluindo Bonaire, Hawaii, Kabini, Kaveri e Mullins.

“Agora estamos definindo como padrão o amdgpudriver mais recente em vez do Radeon mais antigo, e o feedback, se funciona corretamente ou não em seu hardware, seria útil”, disse Donald Stewart.

Mageia 8 promete melhor suporte para sistemas AMD e NVIDIA

Para GPUs NVIDIA, eles trocaram os drivers gráficos NVIDIA para glvnd, a biblioteca GL Vendor-Neutral Dispatch, permitindo que aplicativos Mesa funcionem em sistemas com a série de driver NVIDIA 460 mais recente em imagens de 64 bits, junto com o driver NVIDIA 390 série para GPUs mais antigas.

Além disso, os usuários de GPUs NVIDIA mais antigas ficarão satisfeitos em saber que, ao instalar o Mageia 8, o instalador padrão mudará os sistemas suportados para o NVIDIA 390 sempre que possível. Se isso não for possível, o driver nouveau de código aberto será usado.

Por outro lado, o Mageia 8 RC vem com GNU C Library (glibc) 2.32, GNU Compiler Collection (GCC) 10.2.1, RPM 4.16.1.2 e PHP 8.0.2. O KDE Plasma 5.20.4 é usado como ambiente de área de trabalho padrão para a edição principal, mas a versão final provavelmente virá com o KDE Plasma 5.21.

As edições GNOME e Xfce apresentam os ambientes de desktop GNOME 3.38.3 e Xfce 4.16 mais recentes , e quem não gosta de nenhum deles pode instalar os ambientes de desktop Cinnamon 4.8.3 e MATE 1.24 a partir dos repositórios de software.

Se quiser testar o Mageia 8 pode baixar as imagens do Release Candidate do site oficial. No entanto, esta ainda é uma versão de pré-lançamento. Portanto, não a use em uma máquina de produção. Você pode fornecer feedback sobre o suporte AMD ou NVIDIA para Mageia 8 RC aqui.

9to5 Linux

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

VLC receberá uma nova interface este ano e uma nova versão web

VLC receberá uma nova interface este ano e uma nova versão web