Logo Sparky Linux

Neste final de semana, mais 3 distribuições Linux anunciaram o lançamento de novas versões. As informações estão no Distrowatch. Entre elas, uma distribuição baseada em Debian e outra no Ubuntu Mate. Então, confira mais detalhes sobre as novas versões das distribuições Crux, Sparky e Greenie.

Crux

Fredrik Rinnestam anunciou o lançamento do CRUX 3.4, uma nova versão estável da distribuição Linux leve e otimizada x86-64, projetada para usuários experientes do Linux. A cadeia de ferramentas foi atualizada para incluir o glibc 2.27, o GCC 7.3.0 e o Binutils 2.29.1. O CRUX 3.4 vem com um kernel de instalação 4.14.40 e o X.Org 7.7 com o X.Org Server 1.20.0. A imagem ISO é processada com isohybrid e é adequada para gravar em um CD e colocar em uma unidade USB. O suporte a UEFI está disponível durante a instalação com dosfstools, efibootmgr e grub2-efi adicionados à imagem ISO. Bibliotecas importantes foram atualizadas para novas versões principais que não são compatíveis com ABI das versões antigas. Ainda podem haver pacotes que precisam de atualização, que não estão incluídos na imigração ISO. Esses pacotes precisarão ser atualizados/reconstruídos manualmente.

Veja o anúncio de lançamento e notas de lançamento para mais informações.

Baixar Crux

Sparky

SparkyLinux

O SparkyLinux é uma distribuição baseada no Debian, com três diferentes tipos de desenvolvimento e várias edições. O projeto lançou uma nova atualização para o seu branch Stable, baseado no Debian 9 Stretch. O SparkyLinux 4.8 ‘Tyche’ é baseado na versão estável do Debian ‘Stretch’ e construído em torno do gerenciador de janelas do Openbox. 

O Sparky 4.8 oferece um sistema operacional com todos os recursos, com um leve ambiente de trabalho LXDE; e imagens mínimas de MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) que permitem instalar o sistema básico com uma área de trabalho de sua escolha com um conjunto mínimo de aplicativos, por meio do Sparky Advanced Installer. 

O Sparky 4.8 armhf oferece um sistema operacional completo para computadores Raspberry Pi, com o gerenciador de janelas Openbox como padrão; e uma imagem CLI mínima em modo texto para personalizá-lo como quiser. 

Uma lista de mudanças pode ser encontrada no anúncio de lançamento do projeto.

Baixar Sparky Linux

Greenie Linux

Greenie Linux é uma distribuição de desktop eslovaca baseada no Ubuntu MATE e otimizada para usuários na Eslováquia e na República Tcheca. A última versão do projeto é o Greenie Linux 18.04. Ela vem com Kernel 4.15, o LibreOffice 6, o GIMP 2.10, o MATE 1.20 e muito mais pacotes estão incluídos. Este sistema inclui o jogo OpenTTD (incluindo pacotes de expansão), ferramentas de terminal e aliases, fontes complementares ou WINE pré-instalado.

Ao contrário do Ubuntu MATE, o sistema é limpo de pacotes de idiomas, fontes ou documentação em outras línguas. Assim, foram removidos pacotes que são inúteis para os usuários na Eslováquia, República Tcheca ou Polônia.

Mais detalhes podem ser encontrados no restante do anúncio de lançamento, que está escrito em eslovaco (uma tradução em inglês está incluída na parte inferior da página).

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Malware encontrado no Ubuntu Snap Store

Previous article

Como instalar o Codeblocks no Fedora 28

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.